Enem 2016 – Quem tem competência se dá bem

A Matriz de Competências do Enem foi desenvolvida por especialistas em psicologia do desenvolvimento, pesquisadores e professores das diferentes áreas de conhecimento, especialistas em competências e habilidades, especialistas em currículo interdisciplinar e especialistas em psicometria, a partir de um projeto elaborado e coordenado pelo INEP.

No âmbito da Matriz de Referência do Enem, o significado de conhecimento pressupõe: colaboração, complementariedade e integração entre os conteúdos das diferentes áreas de conhecimento do ensino fundamental e médio; e concebe que conhecer é construir e reconstruir através da instituição de relações de várias e diferentes naturezas.

O modelo da Matriz de Referência indica as competências e habilidades básicas que devem ser desenvolvidas e transformadas durante o processo de ensino e aprendizagem nas escolas do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na perspectiva pedagógica da Matriz de Referência, competências são ações e operações –  recursos cognitivos: saberes, capacidades, informações – que usamos a fim de solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações-problema. Para saber o que o Enem espera de você, comece por entender o que cada competência significa:

Dominar Linguagens

Nessa competência, você precisa demonstrar que conhece os códigos verbais e não-verbais. Não pense que será dado apenas o bom e o velho texto em português. Pode aparecer um gráfico, um diagrama, um esquema de biologia, uma tira de história em quadrinhos, charge e até mesmo fórmulas científicas. Dessa forma, o Enem espera que você consiga dizer que entendeu aquilo que quer dizer em Língua Portuguesa e demais Linguagens: literária, matemática, artística, científica, linguagem inglesa ou espanhola.

Compreender Fenômenos

Essa competência é que vai testar seu conhecimento a respeito dos diferentes conhecimentos aprendidos ao longo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Enfim, todos os conhecimentos que lhe foram passados nas aulas de português, matemática, geografia, física, etc. Para saber ler os conhecimentos, você precisa da competência 1, ou seja, saber ler diferentes linguagens.

Enfrentar Situações-Problema

Depois de entender o que se pede (dominar a linguagem) e ter informações sobre o conhecimento abordado pela questão, você precisará encontrar a resposta certa para a questão.

Construir Argumentação

O Enem valoriza a capacidade de argumentação. Isto é, conhecer um assunto ou um tema, assumir uma posição e defender sua ideia através de argumentos sólidos, inteligentes, bem fundamentados. E claro que é na redação que essa competência é avaliada.
enem2016_banner

Elaborar Proposta

Tudo bem, você domina as quatro competências citadas anteriormente. Mas o Enem quer mais. Agora é a vez de demonstrar que você é capaz de opinar e propor soluções para o cotidiano e a vida real. Você precisa ter ideias para evitar o desemprego e a miséria, precisa dar uma sugestão para proteger os recursos naturais de que tanto necessitamos, você precisa sugerir saídas para combater a má qualidade dos programas veículos pela TV aberta. É bastante coisa para pensar, mas ser cidadão também é ficar ligado com o que ocorre ao nosso redor e colaborar para que surjam soluções que respeitem os valores humanos.

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp