Inep Divulgas as Datas do Enem 2016

As datas para realização da inscrição para o Enem 2016 começam às 10h do dia 9 de maio e vão até as 23h59 do dia 20 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. As datas foram informadas nesta quinta-feira (14) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília.

A taxa de inscrição subiu de R$ 65 para R$ 68 e o pagamento poderá ser realizado até as 21h59 do dia 25 de maio. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios.

O estudante que concluir o ensino médio no ano de 2016 e estiver matriculado em escola pública, ou o estudante que se declarar carente, será isento da taxa. Os estudantes que conseguiram isenção em 2015, mas não compareceram à prova não conseguirão isenção da taxa de inscrição na edição deste ano. É possível justificar a ausência, contudo cada caso será analisado pelo MEC.

Para realizar a inscrição no Enem 2016, os estudantes interessados devem acessar o site oficial do exame, informar o seu CPF e a sua data de nascimento, depois informar diversas informações pessoais para assim realizar o cadastro, todos os campos devem ser preenchidos obrigatoriamente.

Vale lembrar que os cartões de confirmação, mais uma vez, estarão disponíveis pela internet e não serão enviados pelos Correios. Segundo Mercadante, a experiência do ano anterior deu certo e está “consolidada”.

A aplicação das provas segue a seguinte organização:

  • No dia 5 de novembro, sábado, provas de ciências humanas e ciências da natureza;
  • No dia 6, domingo,provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h e se fecham às 13h. O início das provas é às 13h30.

Estudantes que guardam o dia de sábado em função da religião, sabatistas, farão as provas às 19h no horário local — Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima respeitarão o fuso diferenciado em relação a Brasília.

Estudantes com dislexia, discalculia, deficiência intelectual, déficit de atenção e outras situações especiais que estiverem listadas pelo Código Internacional de Doenças (CID), precisam apresentar um laudo médico. Situações que são identificáveis, como a cegueira, não requerem o laudo.

Participantes que desejarem tratamento pelo nome social  deverão enviar documento de identificação entre os dias 1º e 8 de junho.

enem2016_banner2

Com a nota do Enem, os estudantes podem ingressar em alguma universidade particular ou pública, podem se inscrever no sistema de seleção Unificada (SISU), podem realizar a inscrição no FIES, fazer um intercâmbio através do programa Ciências sem Fronteiras e estudar em universidades de Portugal que firmaram acordo com o MEC.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp