Enem 2016 – Inglês ou Espanhol?

Inglês ou espanhol?! Você precisa indicar um dos dois idiomas para realizar sua inscrição no Enem. Vários candidatos ficam em dúvida nessa escolha. Por um lado, o espanhol é mais próximo da Língua Portuguesa (os dois nasceram na península ibérica), o que acaba parecendo mais fácil de estudar por ter similaridades gramaticais e gráficas. É importante considerar que o espanhol tem características distintas da Língua Portuguesa, não se deixe levar pela semelhança aparente.

O inglês, apesar de ser totalmente diferente da Língua Portuguesa (é um idioma nórdico), esteve presente no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Além disso, a língua é conhecida mundialmente e serve como canal de comunicação entre pessoas que não conhecem o idioma de interlocutores estrangeiros.

Grande parte dos candidatos que não estudaram nenhum dos dois idiomas, acaba escolhendo o espanhol pela proximidade com Língua Portuguesa. Contudo, aqueles que escolhem o inglês acabam apresentando um desempenho melhor. De acordo com os microdados do Enem, a média de acertos de questões de Inglês é de 45% e a de Espanhol de apenas 34%.

Fonte: microdados Enem
Fonte: microdados Enem

São 5 questões de língua estrangeira das 45 totais da prova de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, ou seja, representam 11% dessa prova, o que significa que acertar as questões de idioma estrangeiro faz toda a diferença.

Inglês e espanhol passaram a ser cobrados pelo Enem desde 2010, e, desde lá, é possível perceber que o exame preza pela interpretação de texto, o que não significa que basta entender o que está escrito nos textos, mas também o contexto do assunto levantado.

Geralmente, os textos cobrados nas provas de idioma do Enem são constituídos por assuntos recentes ou recorrentes na mídia, do cotidiano. Então, o candidato deve saber o que está acontecendo no mundo e como isso interfere na vida dele. Outro fator fundamental é analisar a atualidade da situação dos países que falam os idiomas e sua história.

Se cair alguma questão sobre a conquista da América, você saberá responder? Ou se, porventura, houver algum questionamento sobre o papel do Estados Unidos no mundo atual, você saberia? Nunca é demais ficar atento a esses detalhes e se dedicar para fazer uma boa prova.

Gostou?!Confira nosso curso de Linguagens e Códigos. Clique aqui para saber mais.
Veja Aqui dicas de inglês e espanhol:

https://youtu.be/oohHGzBVMiY?list=PLOI98oFf1HVISUPvmpu68ynNOmo4M1SM0

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp