Enem 2016: Filmes para ajudar na hora de escrever a redação

13520

A redação do Enem 2016 é uma das provas mais importantes do exame, e pode a parte do exame que definirá se o candidato terá uma boa nota final no Enem 2016.

A prova de redação geralmente abrange temas do cotidiano, por isso é necessário estar preparado, bem informado e ficar ligado aos possíveis temas. Por vezes o candidato recheia a folha de redação com as vantagens e desvantagens sobre determinado assunto, porém não defende, com argumentos consistentes.

Uma “lista” sobre vantagens e desvantagens sobre determinado assunto corresponde a uma dissertação expositiva, que se confunde com a descrição. Expor ou descrever, em vez de discutir o tema, decorre de um equívoco sobre o conceito de informatividade (o fator que mede o grau de informação do texto). Informatividade é igual a suficiência e não o excesso, de informações.

A seguir, listamos alguns filmes para melhorar cada vez mais o seu repertório e desenvolver a argumentação com informações relevantes.

Globalização e capitalismo

As transformações econômicas mundiais ocorridas nas últimas décadas são fundamentaistrabalho interno para entendermos as dinâmicas de poder estabelecidas pelo grande capital.

– Babel: o filme apresentada a interdependência entre acontecimentos em diferentes continentes.

– Trabalho Interno: documentário vencedor do Oscar 2011. O filme explora alguns aspectos que ajudaram a criar a crise financeira, de 2007 a 2012, que se desenvolveu da Islândia aos Estados Unidos.

Intolerância

Embora todos sejamos seres humanos, apresentamos diferenças fundamentais que vão desde a própria etnia até o modo de pensar. Uma das problemáticas da sociedade atual é aceitar o novo ou o que está fora dos padrões já existentes.

Crash – No Limite: é um filme sobre tensões raciais e sociais. Apresenta personagens que vivem em “mundos” diferentes demarcados pelos limites de uma mesma cidade (Los Angeles), onde esses “mundos” diferentes entram em conflito.

Imigração

A perda da identidade da nação, cidadãos nativos que se diziam prejudicados quanto à sambacrescente concorrência na obtenção de empregos, passaram a ser consideradas como ameaça ao bem-estar social das nações que recebiam grandes quantidades de imigrantes. Dessa forma, as políticas de imigração passaram a restringir o número de imigrantes aceitos nos países alvos. Esta nova configuração das políticas de imigração elevou o número de estrangeiros que tentam ingressar ilegalmente. O fenômeno tornou-se uma preocupação política.

– Território Restrito: o filme mostra a complicada situação de estrangeiros das mais diversas partes do mundo que tentam obter o visto de residência americano.

– Samba: a obra mostra a história dos imigrantes ilegais na França. Tem como personagem principal um imigrante ilegal senegalês que mora em Paris há 10 anos, mas acaba sendo preso.