Enem 2016: Filmes para ajudar na hora de escrever a redação

A redação do Enem 2016 é uma das provas mais importantes do exame, e pode a parte do exame que definirá se o candidato terá uma boa nota final no Enem 2016.

A prova de redação geralmente abrange temas do cotidiano, por isso é necessário estar preparado, bem informado e ficar ligado aos possíveis temas. Por vezes o candidato recheia a folha de redação com as vantagens e desvantagens sobre determinado assunto, porém não defende, com argumentos consistentes.

Uma “lista” sobre vantagens e desvantagens sobre determinado assunto corresponde a uma dissertação expositiva, que se confunde com a descrição. Expor ou descrever, em vez de discutir o tema, decorre de um equívoco sobre o conceito de informatividade (o fator que mede o grau de informação do texto). Informatividade é igual a suficiência e não o excesso, de informações.

A seguir, listamos alguns filmes para melhorar cada vez mais o seu repertório e desenvolver a argumentação com informações relevantes.

Globalização e capitalismo

As transformações econômicas mundiais ocorridas nas últimas décadas são fundamentaistrabalho interno para entendermos as dinâmicas de poder estabelecidas pelo grande capital.

– Babel: o filme apresentada a interdependência entre acontecimentos em diferentes continentes.

– Trabalho Interno: documentário vencedor do Oscar 2011. O filme explora alguns aspectos que ajudaram a criar a crise financeira, de 2007 a 2012, que se desenvolveu da Islândia aos Estados Unidos.

Intolerância

Embora todos sejamos seres humanos, apresentamos diferenças fundamentais que vão desde a própria etnia até o modo de pensar. Uma das problemáticas da sociedade atual é aceitar o novo ou o que está fora dos padrões já existentes.

Crash – No Limite: é um filme sobre tensões raciais e sociais. Apresenta personagens que vivem em “mundos” diferentes demarcados pelos limites de uma mesma cidade (Los Angeles), onde esses “mundos” diferentes entram em conflito.

Imigração

A perda da identidade da nação, cidadãos nativos que se diziam prejudicados quanto à sambacrescente concorrência na obtenção de empregos, passaram a ser consideradas como ameaça ao bem-estar social das nações que recebiam grandes quantidades de imigrantes. Dessa forma, as políticas de imigração passaram a restringir o número de imigrantes aceitos nos países alvos. Esta nova configuração das políticas de imigração elevou o número de estrangeiros que tentam ingressar ilegalmente. O fenômeno tornou-se uma preocupação política.

– Território Restrito: o filme mostra a complicada situação de estrangeiros das mais diversas partes do mundo que tentam obter o visto de residência americano.

– Samba: a obra mostra a história dos imigrantes ilegais na França. Tem como personagem principal um imigrante ilegal senegalês que mora em Paris há 10 anos, mas acaba sendo preso.

 

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp