Enem 2016: Documentários para você entender o consumismo no mundo

O Enem 2014 cobrou como tema de redação a publicidade infantil, que está relacionado com a questão do consumismo na atualidade. Além disso, é de praxe os vestibulares cobrarem esse assunto em suas questões. Existem documentários para quem quer saber mais sobre as relações de consumo no mundo.

  1. Ilha das Flores

É um clássico de 13 minutos que ajuda a entender o atual modo de produção e consumo baseado nos moldes do sistema capitalista que gera o consumismo exagerado, além da imensa desigualdade social.

  1. A história das coisas (The Story of Stuff)

É um documentário de 20 minutos que fala da obsolescência das coisas que consumimos, da moda, a mídia e como o nosso consumo disparado contribui para causar sérios danos ao planeta. A partir do filme, é possível compreender a relação estabelecida entre diversos problemas ambientais e sociais e a necessidade urgente de criarmos um mundo sustentável.

  1. Obsolescência programada (The Light Bulb Conspiracy)

É um documentário de 75 minutos que define a expressão “ obsolência programada” como a prática das indústrias de estabelecer duração curta para alguns produtos a fim de estimular o consumo das versões mais atuais. O documentário também mostra as desastrosas consequências ambientais provocadas por esta prática.

  1. Surplus

No documentário imagens e sons são repetidos para destacar fatos que deixaram uma forte impressão no início do século XXI. O filósofo John Zerzan nos faz refletir sobre a apatia e alienação do homem moderno. Segundo ele, devemos pensar com criticidade sobre o consumo.

Ao longo do filme destacam-se algumas cenas de propagandas, companhias e empresas que vendem ideologias todos os dias.

Depois de assistir a esses documentários, você terá a sua visão de mundo ampliada e de quebra estará atualizado para responder as questões do Enem e vestibulares.

 

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp