Einstein e a Teoria da Relatividade

Einstein e a Teoria da Relatividade

Albert Einstein é uma das maiores e mais icônicas figuras da ciência. Suas teorias são estudadas até hoje na Academia. Dentre elas, destaca-se a famosa teoria da relatividade, onde Einstein revolucionou a ciência com sua linha de pensamento e estudo acerca de espaço e tempo.

De acordo com Isaac Newton, a gravidade é uma força causada diretamente pela massa de um objeto e quanto maior fosse a massa, maior seria atração de outros objetos a este.
Justificando com o motivo de estarmos atraídos à Terra e, paralelamente, os planetas do sistema solar, ao sol.

Einstein e a Teoria da Relatividade

Einstein apresentou uma explicação diferente a de Newton, apresentando a teoria da relatividade geral. A ideia do cientista alemão consistia em adicionar mais uma dimensão: o tempo. Desse modo, haveriam quatro dimensões(altura, largura, profundidade e tempo) que estariam entrelaçadas, como se fosse um enorme tecido.

Esta união entre as dimensões é chamada de espaço-tempo e nele estão inseridos os planetas e todos os objetos de massa. Para Einstein, a razão da Terra atraída o Sol é por conta da massa solar ser muito grande e esse fator causa uma deformação no tecido do espaço-tempo, fazendo com que a terra e o sistema solar, girem em torno do sol.

O Sol no espaço-tempo seria equivalente a uma bola de boliche em uma cama elástica, a bola causaria uma curvatura ao seu redor, é justamente daí que vem a gravidade, segundo Einstein.

Além disso, o tempo passa de forma diferente para nós, sendo consequência do quanto a gravidade está deformando o espaço-tempo. A Terra tem seu próprio espaço-tempo, assim como Júpiter, porém, a gravidade no maior planeta do sistema solar é superior a nossa, graças a isso, o tempo neste planeta passa mais devagar do que em nosso planeta.

Outro fator que contribui para a dilatação do tempo é a velocidade. Um objeto na velocidade da luz (equivalente a 299.792.458 m/s) tem o tempo parado, enquanto de forma contrária, um corpo estacionário sofre com o tempo agindo em sua velocidade máxima.

Por isso que no filme Interestrelar, o protagonista parte em sua viagem sendo mais velho que sua filha e quando volta, está mais novo que ela. O fato do astronauta ter convivido em ambientes onde viajava em uma velocidade absurda e em planetas com baixa gravidade (cena em inglês), fez com que o tempo passasse mais devagar para ele.

Einstein era um gênio, em todos os sentidos, a sua teoria da relatividade mudou completamente a forma de enxergar como funciona a gravidade e o tempo no universo, inclusive sendo muitas vezes adaptada no cinema para filmes de ficção.

Gostou do Texto? Clique aqui para ler mais textos como este!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp