Einstein e a Teoria da Relatividade

Confira aqui como funciona a grande teoria de Albert Einstein!

276
Einstein e a Teoria da Relatividade

Albert Einstein é uma das maiores e mais icônicas figuras da ciência. Suas teorias são estudadas até hoje na Academia. Dentre elas, destaca-se a famosa teoria da relatividade, onde Einstein revolucionou a ciência com sua linha de pensamento e estudo acerca de espaço e tempo.

De acordo com Isaac Newton, a gravidade é uma força causada diretamente pela massa de um objeto e quanto maior fosse a massa, maior seria atração de outros objetos a este.
Justificando com o motivo de estarmos atraídos à Terra e, paralelamente, os planetas do sistema solar, ao sol.

Einstein e a Teoria da Relatividade

Einstein apresentou uma explicação diferente a de Newton, apresentando a teoria da relatividade geral. A ideia do cientista alemão consistia em adicionar mais uma dimensão: o tempo. Desse modo, haveriam quatro dimensões(altura, largura, profundidade e tempo) que estariam entrelaçadas, como se fosse um enorme tecido.

Esta união entre as dimensões é chamada de espaço-tempo e nele estão inseridos os planetas e todos os objetos de massa. Para Einstein, a razão da Terra atraída o Sol é por conta da massa solar ser muito grande e esse fator causa uma deformação no tecido do espaço-tempo, fazendo com que a terra e o sistema solar, girem em torno do sol.

O Sol no espaço-tempo seria equivalente a uma bola de boliche em uma cama elástica, a bola causaria uma curvatura ao seu redor, é justamente daí que vem a gravidade, segundo Einstein.

Além disso, o tempo passa de forma diferente para nós, sendo consequência do quanto a gravidade está deformando o espaço-tempo. A Terra tem seu próprio espaço-tempo, assim como Júpiter, porém, a gravidade no maior planeta do sistema solar é superior a nossa, graças a isso, o tempo neste planeta passa mais devagar do que em nosso planeta.

Outro fator que contribui para a dilatação do tempo é a velocidade. Um objeto na velocidade da luz (equivalente a 299.792.458 m/s) tem o tempo parado, enquanto de forma contrária, um corpo estacionário sofre com o tempo agindo em sua velocidade máxima.

Por isso que no filme Interestrelar, o protagonista parte em sua viagem sendo mais velho que sua filha e quando volta, está mais novo que ela. O fato do astronauta ter convivido em ambientes onde viajava em uma velocidade absurda e em planetas com baixa gravidade (cena em inglês), fez com que o tempo passasse mais devagar para ele.

Einstein era um gênio, em todos os sentidos, a sua teoria da relatividade mudou completamente a forma de enxergar como funciona a gravidade e o tempo no universo, inclusive sendo muitas vezes adaptada no cinema para filmes de ficção.

Gostou do Texto? Clique aqui para ler mais textos como este!