Edital Enem 2018: mudanças foram divulgadas pelo INEP

Na manhã de hoje, 21 de março, o Inep fez uma coletiva de imprensa para a divulgação do Edital do Enem 2018. Como esperado, houveram algumas mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e todas foram divulgadas pela presidente do Instituto, Maria Inês Fini.

Em 2017, o Enem já sofreu mudanças: a aplicação da prova aconteceu em dois domingos. Esse ano a aplicação se manterá nesses dias e acontecerá nos dias 4 e 11 de novembro. Outra mudança ocorrida em 2017 foi a separação das áreas de conhecimento. No primeiro domingo: Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação. No segundo domingo: Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Essa organização dos dias também se manteve para esse ano, além de ser acrescentado mais 30 minutos de prova para o segundo dia.

Duração da prova do Enem 2018:

1º dia (04/11/2018) – Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação: 5 horas e 30 minutos para a realização do Exame.

2º dia (11/11/2018) – Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 5 horas para a realização do Exame.

Isenção

Isentos da prova do Enem 2017 que não compareceram ao Exame e desejam solicitar novamente a isenção para 2018, deverão justificar a ausência dos dias 2 a 11 de abril. Os candidatos que desejam solicitar a isenção pela primeira vez terão o mesmo prazo: 2 a 11 de abril. Todo o procedimento é feito pelo site do Enem: enem.inep.gov.br

Poderão solicitar a taxa de isenção os candidatos que se encaixam nas seguintes situações:

  • alunos da rede pública de ensino que estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio;
  • candidatos que realizaram o Encceja e conseguiram o diploma do Ensino Médio;
  • alunos que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública ou na rede privada como bolsista e que tenham renda per capta de um salário mínimo e meio, ou menos;
  • candidatos que declaram estar em situação de baixa renda;
  • participante inscrito no CadÚnico (programa social)

Taxa de inscrição

O valor da taxa de inscrição é de R$82 reais e deverá ser pago entre os dias 7 e 23 de maio. ATENÇÃO, não haverá exceções. Casa a taxa não seja paga, não será possível realizar o Exame.

Sobre zerar a redação por desrespeito aos Direitos Humanos, Mendonça Filho, Ministro da Educação afirma que a decisão do STF continuará sendo seguida, ou seja, não haverá redação zerada por esse quesito.

DATAS IMPORTANTES

2 a 11/04 – Solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2018

2 a 11/04 – Justificativa da ausência no Enem 2017 para aqueles que ainda não a fizeram e desejam solicitar a isenção novamente

7 a 18/05 – Inscrições no Enem 2018 (feitas pelo site do Enem)

7 a 23/05 – Pagamento da taxa de inscrição

28/05 a 03/06 – Solicitação de Atendimento pelo nome social (o (a) candidato (a) poderá solicitar que seja exibido seu nome social na prova)

04/11 e 11/11 – Aplicação da prova do Enem 2018

Fique atento às redes sociais do QG e aqui no blog e acompanhe tudo sobre o Enem 2018!

Facebook | Instagram | Twitter | YouTube

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp