Enem 2016: Como o assunto “drogas” pode ser cobrado no Exame?

Drogas é um assunto que nunca sai de moda. Entretanto, curiosos e especialistas continuam querendo saber mais sobre os efeitos que  causam no organismo, logo, é um assunto potencial para ser abordado nas provas do Enem 2016.

As drogas atuam no cérebro, causando algum tipo de alteração em seu funcionamento e, por consequência, afetam o comportamento, humor, equilíbrio, consciência, entre outras habilidades. Dentre esse grupo, encontram-se medicamentos, o álcool, a cafeína, a nicotina (presente no cigarro), o tetra-hidrocanabinol (THC, encontrado na maconha), a psilocibina (em alguns tipos de cogumelos), a dietilamida do ácido lisérgico (LSD), o ecstasy, a cocaína, entre outros.

A reportagem “Um só não basta” – disponível em http://www.abp.org.br/portal/um-so-nao-basta, nos motiva a pensar e estudar a ação de certas substâncias no organismo humano. As drogas são classificadas por conta de sua ação no Sistema Nervoso Central (SNC) em: depressoras, estimulantes e perturbadoras.

Classificação Efeito Exemplos
Depressoras Diminuem a atividade cerebral Álcool, soníferos, heroína, morfina, ópio, lança-perfume, cola de sapateiro
Estimulantes Aumentam a atividade cerebral, ativando os sentidos Cocaína, cafeína, crack, teobromina (chocolates), anfetaminas
Perturbadoras Não aumentam nem diminuem a atividade cerebral, mas modificam seu funcionamento Tetra-hidrocanabinol (THC, encontrado na maconha), a psilocibina (presente em alguns cogumelos), o LSD, o ecstasy

Pouca informação sobre os reais efeitos e consequências das drogas no organismo estão disponíveis. No documentário “Como funcionam as drogas?”, produzido pelo Discovery Channel e disponível na internet, é possível acompanhar as consequências imediatas do uso de drogas em voluntários sob supervisão de uma equipe médica. No Enem 2016, o assunto em questão pode ser cobrado das seguintes formas:

 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Pode ser cobrado através da análise de textos que peçam a discussão dos seguintes temas: mudanças no organismo e tráfico de drogas.

 

    Matemática e suas Tecnologias Pode aparecer como pano de fundo a fim de que sejam feitas análises matemáticas através de: probabilidades, porcentagens e gráficos

 

 Ciências da Natureza e suas Tecnologias Geralmente,  é um assunto mais cobrado em biologia e química. As possíveis abordagens são: efeitos das drogas no organismo, análise celular das substâncias e absorção no organismo.

 

 Ciências Humanas e suas Tecnologias Uma abordagem social pode ser: medidas governamentais de combate às drogas.

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp