Dormir e Aprender: Dá para fazer os dois ao mesmo tempo?

Muitos artigos nos dizem que é possível aprender a letra de uma música, uma nova língua ou a matéria para uma prova dormindo. Há uma indústria por trás disso, que vende mensagens subliminares em músicas ou CDs que prometem que vão te fazer parar de fumar ou perder peso. A ideia de aprender dormindo é muito sedutora.

Em 1950, esse método foi desmentido. Estudos mostraram que informações dadas quando pessoas dormiam, não eram retidas no cérebro. Porém, no ano passado, cientistas suíços concluíram que dormir nos ajuda a aprender uma nova língua. O experimento foi feito com um grupo. Todos receberam duas palavras da nova língua às 22h00 e depois ouviram uma gravação com essas palavras até as 2 horas da manhã. Apenas metade do grupo podia dormir neste período. A conclusão foi que os que dormiram lembravam mais palavras dos que se mantiveram acordados.

O nosso sono profundo é fundamental para a consolidação de memórias, ou seja, transforma as memória de curto prazo para memórias de longo. Durante este período do sono, que costuma acontecer na primeira metade da noite, o disparo das células do nosso cérebro estão altamente sincronizadas. Quando você observa esse estágio, é possível perceber que ele é devagar e com uma oscilação alta. Essas ondas de sono vagarosas,  advém do neocórtex e montam um circuito com o hipocampo, que é a parte do cérebro quedormir e aprender codifica novas memórias. Cientistas acreditam que cada uma dessas oscilações permite que as novas informações sejam ativadas repetidamente . Foi comprovado que pessoas com insônia, que possuem pequenos períodos de sono profundo, têm a consolidação de novas memórias debilitada.

Concluindo, é possível aprender dormindo sim, mas pouco. Isso é possível muito mais para associações subconscientes, como por exemplo ligando um cheio a uma imagem. E não é garantido que o que você aprendeu dormindo vire uma memória de longo prazo. Para aprendizados mais complexos ou mais profundos, o sono é mais aliado para te ajudar a consolidar as informações que você aprendeu, do que de fato para aprendê-las enquanto dorme.

Em vez de usar o perfume do seu professor de Espanhol no travesseiro para ver se você aprende alguma coisa por associação enquanto dorme, é melhor você garantir uma boa noite de sono. Nosso cérebro possui um ótimo mecanismo de retenção de novas informações. Seja legal com a sua cachola e se dê uma boa noite de sono.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp