Dicas para estudar em grupos online

Estudar online parece, mas não é solitário. Confira dicas para você formar seu grupo de estudos e se preparar para o Enem e vestibulares com os amigos.

569
Postado: 14 de agosto, 2020
estudar grupos online

Quem imaginaria que uma pandemia aconteceria no ano do seu vestibular? Acredito que ninguém. O novo corona vírus tornou a rotina de estudos de qualquer pessoa, no mínimo, mais difícil. Pensando nisso, o post de hoje é sobre dicas para estudar em grupos online – acredite, é simples e dá certo!

Ensino à distância durante o isolamento social

Para muitos, o isolamento implicou na readaptação a um tipo de ensino para além do presencial. A nova rotina é de vídeo chamadas, materiais virtuais e muitas horas olhando para o celular ou computador.

Já para outros, nem tanto. Para quem está acostumado com a presença de cursinhos e preparatórios online sabe que a jornada rumo à aprovação pode ser à distância, mas ela nunca é solitária. Ao longo do caminho contamos com várias redes de apoio: amigos, professores, tutores.

estudar grupos online

Mas, afinal, como montar um grupo de estudos online?

Já chegamos num denominador comum aqui: a preparação pro vestibular é difícil. Por isso, nada mais justo do que usar dos meios digitais para criar uma rotina de estudos em grupo. Todo vestibulando(a) tem um ponto forte – você pode ter um amigo que arrasa na Redação, mas sua praia é mais Biologia. Uma mão lava a outra, como dizem.

Combine com seus amigos vestibulandos encontros diários ou semanais para debater os temas definidos para os encontros. É importante focar em tópicos específicos, principalmente se for pra estudarem juntos sobre Funções Inorgânicas ou qualquer outra matéria complicada. Lembra que o objetivo principal é vocês se ajudarem?

Faça um rodízio de integrantes do grupo que deverá ficar responsável pela organização por encontro. Seja para escolher qual assunto vocês falarão no próximo encontro ou até mesmo para cobrar dos amigos as pautas a serem estudadas para ninguém perder o ritmo.

No fim de cada encontro, separem 15 minutinhos para conversar sobre qualquer coisa. Seu grupo de estudos deve ser um espaço para rir, chorar e motivar uns aos outros.

Ah, e o “como” você sabe. Hoje existem vários aplicativos de video chamada, é só definir um horário bom para todos(as) e marcar na agenda.

O QG do Enem também está com você nessa!