Dicas na escolha de qual curso seguir

escolha de curso

A proximidade com o final do ano também representa uma proximidade com os vestibulares. A rotina dos estudos somada a essa ansiedade, muitas vezes, vêm acompanhadas também de um nervosismo na incerteza de qual curso seguir. Por isso, trataremos sobre algumas dicas para te ajudar a tomar a decisão na escolha de curso.

  • Testes vocacionais

São ótimas ferramentas para delimitar certos horizontes de escolha. No entanto, também requer certo cuidado para se encarar os resultados, pois eles não têm como finalidade limitar suas escolhas, mas sim chamar atenção para algumas áreas que possam despertar seu interesse.

Em nosso Blog do QG, você consegue encontrar um teste vocacional. Clique aqui!

escolha de curso

  • Pesquisa expandida

Muitas vezes, ficamos refém de cursos que já temos uma noção da atuação, e isso nos fecha horizontes de outros que não conhecemos ou de certas áreas dentro desses cursos. Por isso, é importante que você delimite uma área  – seja Humanas, Exatas, Biológicas ou Letras – e faça uma pesquisa detalhada sobre as diversas atuações. Pode ser que ache uma que não conhecia e te agrade!

  • Relatos pessoais

Conversar com graduandos de cursos que possui em mente é um bom meio para se ter uma melhor noção de como funciona a área de conhecimento mais a fundo. Caso não conheça ninguém que curse, procure em grupos de Facebook ou com conhecidos. No entanto, tal meio também precisa ser visto com cuidado, pois é importante saber separar experiências pessoais de informações gerais sobre a área.

  • Procure referências

Quando já tiver algumas ideias de cursos, procure vídeos, entrevistas, reportagens, matérias, artigos sobre algumas referências de profissionais nessa área. Principalmente se estiverem contando sobre como se descobriram dentro daquela atuação.

  • Esteja sempre aberto a novas opções

Por mais que clichê, talvez essa seja a dica mais importante! Não feche portas para opções sem antes conhecê-las. Todas as nossas dicas vão depender de uma pesquisa individual exaustiva, mas muito importante. Ninguém melhor do que você conseguirá delimitar seus interesses em uma escolha de curso!

Por fim, vale a pena ressaltar a importância do autoconhecimento a respeito de suas aspirações. Objetivos bem delimitados ajudam em maiores incentivos para a condução, inclusive, de seus estudos!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp