Dicas indispensáveis para se dar bem no Enem 2016

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade. Nessa época, era um exame cujo nível de dificuldade era bastante baixo, isto é, era composto de apenas 63 questões e sua correção não usava o TRI (Teoria da Resposta ao Item). Além disso, não tinha finalidade classificatória.

Em 2009, o número de questões do Enem passou para 180 (45 de cada área do conhecimento, além da redação), a metodologia TRI (Teoria de Resposta ao Item) passou a ser usada como base para o cálculo da nota e o exame passou a ser usado como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior.

No sistema tradicional de notas, a nota final do aluno é dada pela soma dos pontos obtidos com cada acerto. No TRI não interessa apenas quantos acertos, mas também quais acertos, ou seja, as questões mais difíceis valem mais (leia mais sobre isso aqui).

É mais vantajoso ir bem em Matemática do que ir bem em Português, já que o candidato acertando mais questões em Matemática, consegue ter uma nota maior. Redação é uma outra prova que é garantia de sucesso na nota final. Vale lembrar que a Redação não é corrigida segundo o TRI.

Dicas para mandar bem no enem

  1. Dar atenção especial para as provas de Matemática e de Redação é necessário, pois shutterstock_89679427acertar mais nessas provas gera mais resultado.
  1. Seja mais preciso, priorize as questões fáceis antes das difíceis, já que acertar uma difícil e errar uma fácil pode baixar sua nota.
  1. Através do TRI é possível identificar quando o candidato chutou a questão. Então, não esqueça que você tem 3 minutos para responder cada questão. Não corra o risco de acabar chutando por falta de tempo.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp