Dicas de leitura para as férias

livro

Além de ir para a praia, acordar tarde todos os dias e poder sair com os amigos o tempo todo, o período de férias também é um ótimo momento para botar a leitura em dia, né? Pensando nisso, o QG elaborou uma seleção de dicas de livros para você ler nesse tempinho. Confira!  

 

CEM ANOS DE SOLIDÃO  – Gabriel García Márquez 

Para você que não está acostumado com a literatura latina, Cem anos de solidão é uma boa pedida. O livro se passa na aldeia fictícia de Macondo e conta a história da família Buendía, ao longo das gerações. A narrativa é considerada uma metáfora da condição de solidão da América Latina, e é um dos marcos do realismo mágico, sendo repleta de passagens cômicas e fora da realidade. 

  livro

O SOL É PARA TODOS – Harper Lee 

O Sol é para todos foi o único livro escrito pela escritora Harper Lee, mas que lhe concedeu o prêmio Pulitizer de literatura, em 1961. A obra tem como temática a vida no sul dos EUA, na década de 30, em que havia uma grande repressão contra negros e intensa desigualdade racial. Esse contexto, dá origem a história de um advogado em busca da inocência de seu cliente, um homem negro, acusado de estupro. Dessa forma, a narrativa gira ao redor da temática do racismo e de justiça social. Vale a pena dar uma conferida!  

TERRA SONÂMBULA  – Mia Couto 

O primeiro romance do escritor moçambicano Mia Couto, Terra Sonâmbula é considerado um dos 10 melhores livros africanos do século XX, tendo recebido em 2013 o prêmio Camões de literatura. A obra conta a história do menino Muidinga, do velho Tuahir e do falecido Kindzu, em meio a uma guerra civil. Nesse sentido, a história é uma verdadeira busca pela sobrevivência, mas o ar místico produzido por elementos da cultura africana, faz a leitura ser extremamente cativante e enriquecedora.  

 

OLHOS D’ÁGUA – Conceição Evaristo  

Mais uma sugestão para os amantes de contos! Olhos d’água da autora brasileira Conceição Evaristo, reúne 15 contos que botam em evidência a violência urbana, a desigualdade social, racial e de gênero. A sensibilidade da linguagem de Conceição Evaristo, é com certeza um dos elementos que mais chamam atenção, produzindo um ar de empatia, e identificação. Se você está querendo conhecer um pouco mais sobre a literatura feminina e negra, esse livro é uma ótima opção.  

 

O QUE O SOL FAZ COM AS FLORES  – Rupi Kaur 

Os amantes de poesia vão se dar muito bem com essa sugestão! O que o Sol faz com as flores reúne uma série de poesias da escritora indiana Rupi Kaur. Os poemas abordam temas como crescimento, ancestralidade, empoderamento, desilusões e amor, de uma forma bem sincera e tocante, o que faz com que todo mundo se identifique com pelo menos algum verso. 

 

COM AMOR, SIMON  – Becky Albertalli 

Com amor, Simon é uma história que aborda com sensibilidade, as questões sexuais na adolescência, tendo em vista que Simon, é gay, mas não revela para ninguém. No entanto, com o vazamento de prints de conversas suas, sua sexualidade é exposta, nos levando a uma série de discussões a respeito do amadurecimento, padrões sociais e preconceito.  

 

AS INTERMITÊNCIAS DA MORTE  – José Saramago 

Já imaginou se a morte tirasse férias? Ou entrasse em greve? Nessa história bem humorada e sarcástica, o escritor português José Saramago, faz diversas considerações sobre a existência humana, e sobre como as situações de caos, podem nos fazer perder a humanidade. Ótima reflexão e crítica também a sociedade moderna.  

 

FAHRENHEIT 451  – Ray Bradbury 

Com menos de 200 páginas, essa distopia é considerada uma das clássicas da literatura mundial. O livro narra um futuro em que é proibido ler, e ter livros é considerado um crime! É vista por muitos, como uma obra atemporal, pois discorre sobre diversos temas ainda atuais, como controle governamental, o “perigo” do senso crítico e manipulação.  

Enfim, há muitas obras que podem expandir nossa visão de mundo, basta tirar um tempinho para dar uma conferida!

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp