Dicas de como controlar a ansiedade

ansiedade

Estudar para vestibular é uma das tarefas mais estressantes que existe. Na maioria das vezes, os estudantes estão cursando o 3º ano do ensino médio e, ao mesmo tempo, pré-vestibular e não dão a atenção devida à sua saúde mental. Normalmente, alunos ficam nervosos antes de fazer provas e a razão disso é o sofrimento por antecipação caracterizado como ansiedade.

ansiedade

Para começar, aqui vão algumas dicas de como amenizar sua ansiedade, antes e durante suas provas. Desse modo, torna-se importante ressaltar que é de suma importância que saúde mental esteja bem, sendo assim, caso os problemas persistam, procure um psicólogo.

 

Respirar calmamente

A respiração é um fator muito importante, visto que, a falta de ar é um sintoma em comum entre as pessoas que tem transtorno de ansiedade. Por conta disso, controlar a respiração é uma prática necessária para se acalmar. Existem algumas técnicas para isso, mas em caso de dúvida, respire e inspire lentamente se imaginando em um lugar calmo ou fazendo algo que gosta.

ansiedade

Pratique atividades!

A prática de atividades são ótimas alternativas para pessoas ansiosas. Futebol, Ioga, Natação ou até mesmo caminhadas elevam a produção de serotonina no cérebro, melhorando o humor daquele que está praticando. Outro fator importante é a abstração de pensamento, as atividades ajudam a manter o foco.

ansiedade

Seu sono é importante!

Quem nunca foi deitar para dormir e não parou pra pensar em teorias sobre o final daquela série ou o que aconteceria com os personagens depois do fim. Pensamentos assim, atrapalham seu horário de sono e as vezes causam insônia. Portanto, evite pensar em assuntos complexos na hora de deitar, uma boa noite de sono é crucial para manter seus pensamentos alinhados.

ansiedade

PENSE POSITIVO!

Nada de negatividade! Pensar negativamente é sabotar a si mesmo, e a ansiedade surge como um “amplificador” desses pensamentos. A pratica de boas ações desde uma conversa até jogar lixo na lixeira certa, dão um sentimento de gratidão. Logo, a energia tem que estar lá em cima!

ansiedade

Autoconhecimento é a chave!

Segundo Sun Tzu: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.(…)”. É normal estudar muito em período de vestibular, contudo, você QGnianx deve conhecer seus limites. Saber seu horário de estudo é fundamental, pois evita que o cérebro canse e organiza melhor seu horário no dia.

ansiedade

*Em casos de extrema necessidade, sempre recomendamos a busca por profissionais especializados.

Continue acompanhando nossas dicas e conheça nossos cursos clicando aqui!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp