Dicas de como articular ideias em sua redação

ideias em sua redação

A coesão textual é um das avaliações principais das competências da redação do ENEM. No entanto, diferente do que muitos pensam, a coesão não é feita apenas com conectivos entre os parágrafos. Pensando nisso, o QG elaborou uma matéria com os diversos articuladores discursivo-argumentativos para você melhorar de vez a coesão e as ideias em sua redação! Confira:

Os articuladores discursivos – ou operadores discursivos –  tem como principal função guiar de maneira sequencial e encadeada os enunciados de um texto. Assim, o texto se torna mais fluido e claro, melhorando o entendimento tanto de quem lê, quanto de quem escreve.

Podemos dividir os operadores em 3 grandes grupos: 

ideias em sua redação

ORGANIZADORES TEXTUAIS

Os articuladores que dão ordem ao texto a partir de segmentos que se complementam são chamados de organizadores textuais. 

Exemplo: em primeiro lugar/em segundo lugar, em primeiro plano/em segundo plano, por um lado/por outro lado. 

 

MARCADORES METADISCURSIVOS

São considerados marcadores metadiscursivos aqueles que expressam um ponto de vista em determinadas partes do texto. Grande parte deles são advérbios ou locuções. 

Exemplos: (in)felizmente, evidentemente, sobretudo, isto é, obrigatoriamente, lamentavelmente, principalmente

Num geral, eles são ótimos para demonstrar nosso posicionamento sobre o tema da redação, sem que tenhamos a necessidade de usarmos a primeira pessoa para isso. 

 

CONECTIVOS

Os conectivos são articuladores que introduzem ideias e sentidos. Eles podem ser de adição, adversidade, comparação, concessão, conclusão, explicação e alternância: 

Exemplos:

Adição: e, mas, também, além disso

Adversidade: mas, porém, entretanto, todavia

Comparação: mais que, menos que, como, tão…quanto

Concessão: embora, apesar de, mesmo que, ainda assim, posto que

Conclusão: logo, portanto, então

Explicação: pois, porque, que

Alternância: ora…ora, seja…seja, ou…ou

 

Por fim, vale lembrar que a colocação pronominal e o uso dos sinônimos são elementos que além de serem importantes para a norma padrão, são essenciais para a construção de um texto estruturado e coeso. Dessa forma, saber articular bem as ideias é uma das melhores formas de melhorar a escrita e tornar seu texto claro e fluido. 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp