Dicas de animações para divertir sua revisão

Descubra como desenhos e animações podem auxiliar no seu estudo

651
Postado: 5 de agosto, 2020
animações

As animações e os desenhos são gêneros cinematográficos muito populares, principalmente entre o público infantil. No entanto, diversos filmes animados trazem mensagens importantíssimas sobre a vida e a sociedade, podendo ser muito reflexivos para quem assiste com um olhar mais atento. Pensando nisso, o QG elaborou uma matéria com uma série de filmes que podem ser muito úteis ao seu estudo. Confira!  

DIVERTIDAMENTE  

Divertidamente é um filme de animação dirigido por Pete Docter e lançado em 2015. A trama conta a história de Riley, uma jovem de 11 anos que acaba de se mudar para uma nova cidade e tem que deixar pra trás a vida que estava acostumada a ter, o que mexe muito com suas emoções. Nesse sentido, o filme mostra a mente de Riley como uma sala de comando compartilhada pela Alegria, a Tristeza, a Raiva, o Medo e o Nojinho, responsáveis por comandar as emoções da menina.  

animações

O filme traz uma importante reflexão acerca das memórias, da personalidade dos sonhos e principalmente sobre a importância da inteligência emocional para lidar com seus próprios sentimentos, sem vilanizá-los. Além disso, mesmo não citando diretamente, o filme aborda e explica a depressão de maneira lúdica.  

ZOOTOPIA  

Zootopia foi lançado em 2016 e conta a história de uma cidade de animais e tem como personagens principais a coelha Judy e a raposa Nick Wilde. Judy tem o sonho de se tornar a primeira coelha policial de Zootopia, e Nick é uma raposa maliciosa e que comete diversas infrações, mas que está sendo acusado injustamente de um crime que não cometeu. Juntos, se dedicam a solucionar um caso de um animal desaparecido e acabam descobrindo diversas conspirações do sistema policial.  

A obra foi considerada uma das animações mais interessantes na discussão de temáticas como estereótipos de gênero dentro do âmbito profissional, violência urbana, preconceitos, questões familiares, ganância e poder.  

ZARAFA 

Zarafa é um filme de 2013, dirigido pelo francês Remi Bezançon. A obra narra a história do Maki, que ao fugir de traficantes de escravos, encontra Zarafa, uma girafa órfã e assim dão início a uma bela amizade. Desse modo, Zarafa e Maki enfrentam diversas aventuras em uma jornada do Sudão até Paris, e se deparam com diversos obstáculos também.  

A trama nos faz refletir sobre escravidão, crueldade e imperialismo, mas também sobre riquezas culturais e amor.  

RIO 

A animação Rio foi lançada em 2011 e é dirigido pelo carioca Carlos Saldanha. A trama conta a história de Blu, uma arara azul domesticada que ao descobrir que Jewel, uma fêmea de sua espécie existe no Rio de Janeiro, viaja com sua dona Linda, ao seu encontro. No entanto, ao chegar na cidade e encontrar Jewel, as duas ararinhas são capturadas por contrabandistas, iniciando assim uma longa aventura.  

A obra trata principalmente sobre o contrabando de aves silvestres, extinção e a relação do homem com a natureza e os animais.   

 

Por fim, animações e desenhos num geral podem ser bem reflexivos por possuírem princípios morais bem definidos. Dessa forma, vale a pena olhar mais atentamente para o que assistimos, pois assim encontramos mensagens bem construtivas.