Dica: Ler em voz alta te ajuda nos estudos

Quem já leu, leu, leu, leu e no final das contas percebeu que não leu nada? Ou já leu uma página no mínimo 2 vezes para poder absorver tudo? Se a resposta para essas perguntas foi “já aconteceu comigo”, esse post é especial para você. Mas se não for, pode ficar aí que toda dica que a gente dá é boa. 😉

Estudar para o vestibular é lidar com muitos conteúdos de muitas matérias. Isso tudo é sinônimo de uma imensidão de informações. Como armazenar tudo isso para chegar na prova “de boas”? Nós vamos te dar uma dica valiosa nesse post, afinal, temos um ano de estudos pela frente até o início das provas.

A Universidade de Waterloo, no Canadá, fez uma pesquisa referente à eficácia da leitura em voz alta para armazenamento na memória a longo prazo. Genial, né? Tudo que um vestibulando precisa! O estudo foi desenvolvida por um aluno da Universidade em 2017, que identificou o “efeito de produção”: esse feito se resume na leitura e audição. Ou seja, você ler para si mesmo tudo que deseja armazenar no momento dos estudos é a melhor forma de realizar esse efeito com eficácia.

Foram feitos 4 métodos de leitura para testes: o estudante ler silenciosamente, ouvir alguém lendo para ele o que deve ser armazenado, ouvir uma gravação dele mesmo lendo e o estudante lendo em voz alta em tempo real. Foram 95 participantes, que realizaram esses testes e foi provado que ler em voz alta é o melhor método para memorização.

Então, vamos começar a fazer os resumos e depois a leitura em voz alta deles? 🙂

Bons estudos!

Veja dicas para não se desconcentrar durante os estudos

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp