Dia do Folclore: conheça o folclore brasileiro

Você sabe o que é folclore? O que faz parte do folclore brasileiro? Amanhã, dia 22 de agosto, é dia do Folclore, por isso vamos analisar essas perguntas que são deixadas de lado depois que passamos da escola primária, mas que possuem importância no ENEM. Quando se analisa certo costume ou cultura, assim como em qualquer outra pesquisa, é importante pensar na etimologia da palavra, ou seja, o que quer dizer tal palavra através de sua composição. Primeiro vamos ao significado segundo o dicionário:

Folclore
substantivo masculino
  1. conjunto de costumes, lendas, provérbios, manifestações artísticas em geral, preservado por um povo ou grupo populacional, por meio da tradição oral; populário.

Agora, a etimologia:

Folk” quer dizer povo, nação, raça e “lore” quer dizer ato de ensinar, instrução, sabedoria, educação, lição

Então, podemos dizer que folclore é algo como a educação ou legado de um certo tipo de povo que compõe a sociedade.

Quando analisamos o termo sabedoria da palavra em questão podemos acrescentar que na cultura, independentemente de qual seja, realmente encontramos um certo tipo de sabedoria que consequentemente é repassado através de ritos e mitos. Esses ritos e mitos são diadofolclore_banner_ndemonstrados em formas de histórias, festividades e cerimônias (incluindo até a parte da religião neste meio).

No Brasil, como já sabemos, a miscigenação resulta em uma cultura totalmente diversificada. A cultura é a formação da identidade de um povo e o folclore é a “personificação” da cultura. A colonização introduziu as tradições europeias, indígenas e dos povos africanos.

Principais ritos e mitos folclóricos brasileiros

Saci-pererê: Este é um menino negro com chapéu e tanga vermelhos que perdeu uma das pernas lutando capoeira. Segundo a lenda, o Saci pode ser encontrado em roda-moinhos e pode ser capturado se colocado em um pote de vidro. O Saci pode viver até 77 anos e após sua morte, vira um cogumelo venenoso.

saciperere1

Lobisomem: originário na mitologia grega e com o desenvolvimento de sua história somente na Europa, o Lobisomem é uma das lendas mais famosas do folclore e que tem mais crentes em sua história, principalmente habitantes de regiões rurais do Brasil. Uma criatura que possui metade de seu corpo como lobo e como homem, possui a forma de lobisomem à noite e ao amanhecer volta a ter como sua forma completa a de homem.

desenhos-para-colorir-lobisomem-para-colorir-2

Mula sem-cabeça: A mulher que cobiçar algum padre da igreja católica ou se quer pensar nele com outras intenções se transforá em uma mula, que no lugar da cabeça tem apenas uma grande chama de fogo. É uma espécie de maldição que se suspeita ser criada pelo catolicismo, religião predominante do Brasil desde seu descobrimento.

3f0c01c39186fab515eb4cb5a6cf82ad

Sereia Iara: Essa é a sereia da Amazônia e possui uma referência mitológica grega, de Homero. Iara é uma sereia com cabelos compridos e negros, que seduz homens através de sua voz doce. Ao cantar, Iara atrai o homem que deseja se casar e o leva para o fundo do rio, fazendo ele se encantar com sua voz e pular “voluntariamente”. Os índios evitavam os rios da Amazônia nos fins de tarde, horário preferido de Iara.

sereia-iara

Bumba meu boi: é um tipo de dança típica do nordeste brasileiro. O movimento foi criado como crítica de como os índios e negros eram colocados perante à sociedade, no século XVIII. A dança com teatro tem traços europeus, africanos, além de brasileiros. É uma festa colorida que ocorre em certas épocas do ano na região norte e nordeste. O bumba meu boi é uma bela tradição brasileira que não se perde desde seu princípio.

bumbameuboi

Legal, né?! Podemos observar que os mitos e ritos do Folclore brasileiro possuem grande influência indígena e predominância no Norte e Nordeste brasileiros. Esta tradição é importante para nossa cultura e não deve ser deixada de lado! E viva a cultura brasileira! 🙂

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp