Dia da Consciência Negra – Conheça Dandara

    Hoje, dia 20 de novembro, é celebrado no Brasil o Dia da Consciência Negra. Essa data, em muitos estados, é considerada um feriado. O dia é uma homenagem a Zumbi, o líder do quilombo dos Palmares, que ,hoje, seria localizado no estado de Alagoas. Pesquisas indicam que ele seria descendente de guerreiros angolanos. Zumbi foi uma figura marcante na luta negra contra a escravidão e foi também o último líder dos Palmares. Há exatamente 320 anos, o corpo do líder foi encontrado perfurado por balas e punhaladas. Ele foi vítima de uma traição. 

    O que muitos não sabem é da existência de um outro líder do quilombo dos Palmares, uma figura feminina. Inspirado no ENEM 2015, o QG do Enem apresenta: Dandara dos Palmares.

    Dandara era esposa de Zumbi, liderava homens e mulheres e lutou ao lado dele com armas pela resistência contra a escravidão. Infelizmente, pouco se sabe da guerreira e não se conhece seu rosto. Estudos apontam que Dandara foi presa em 1694, e para não voltar à condição de escrava, se suicidou. Não se sabe se nasceu no Brasil, mas acredita-se que foi para o quilombo ainda menina e desde então começou a lutar. A guerreira não só fazia serviços domésticos, como também plantava, caçava, lutava capoeira, empunhava armas entre outras tarefas.

   Acredita-se também que Dandara não tinha limites quando se dizia respeito a segurança do quilombo. Ela foi figura fundamental para que Zumbi se tornasse líder dos Palmares, no lugar de Ganga-Zumba. Como pouco se sabe sobre ela, muitas histórias acabam se tornando lendas.

    A figura de Dandara é interessantíssima, porém, o fato de só Zumbi ser lembrado, nos faz levantar algumas questões. Dandara parece ter sido tão relevante para o quilombo quanto seu esposo, então, por que não encontramos nada sobre ela em livros e em sala de aula? Vamos espalhar e gritar para o mundo. Hoje é o dia da Consciência Negra, fruto de uma luta liderada por  bravos e corajosos homens e mulheres, Dandara foi exemplo dessa luta e devemos dedicar essa data não só a Zumbi, mas também à mulher que esteve ao seu lado durante a árdua batalha.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp