Desafios da Gestão do Lixo no Brasil Contemporâneo

QGnianos, o primeiro tema de redação do Curso Redação na Prática está  disponíveeeel! Hora de praticar! Todas as nossas redações são corrigidas pela Imaginie! Não vai perder essa, né? Para ter acesso a essa correção, você deve ser um QGniados do  Acesso Ilimitado ou Curso Redação na Prática. O pessoal do Redação na Prática tem 15 dias para enviar sua redação e a galera do Ilimitado 7 dias, ok? Agora chega e vamos trabalhar no tema:  Desafios da Gestão do Lixo no Brasil Contemporâneo

Atenção: Para os alunos do curso Redação na Prática, o prazo de entrega é até 18/02. Já para os alunos do Ilimitado, o prazo é até o dia 11/02.

Curso Redação na Prática: as redações deste tema podem ser entregues até o dia 18/02/2018.

Ilimitado: as redações deste tema podem ser entregues até o dia 11/02/2018.

Atente-se aos prazos do seu curso 😉 

Tema: Desafios da Gestão do Lixo no Brasil Contemporâneo

Texto 1

Qual o problema do lixo? Todos temos ouvido falar muito que o lixo é um problema. Mas ao cidadão comum parece o problema do lixo só existe quando há interrupção na coleta do lixo e os lixeiros deixam de passar na sua porta. É de arrepiar, não é verdade? Sacos e sacos amontoando-se nas calçadas, exalando mau cheiro, atraindo insetos e outros animais. Em resumo: poluindo e sujando a porta da sua casa. O que é preciso entender é que, mesmo quando o lixo é recolhido pelos lixeiros, ele não desaparece, apenas é levado para outro lugar. E é preciso muito cuidado para que ele não cause os problemas que estava causando na porta de sua casa em outro lugar. Afinal, a cidade também é nossa casa, assim como o país, o continente e o Planeta. O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Seu volume é excessivo e vem aumentando progressivamente, principalmente nos grandes centros urbanos, atingindo quantidades impressionantes, como os 14 milhões de quilos coletados diariamente na Cidade de São Paulo. Além disso, os locais para disposição de todo esse material estão se esgotando rapidamente, exigindo iniciativas urgentes para a redução da quantidade enviada para os aterros sanitários, aterros clandestinos ou lixões. O lixo, como os demais problemas ambientais, tornou-se uma questão que excede à capacidade dos órgãos governamentais e necessita da participação da sociedade para sua solução. (…)
(http://www.institutogea.org.br/lixo/o-problema-lixo/)

Texto 2

(www.colunistas.com)

Texto 3

Só 994 municípios do País têm coleta seletiva, aponta IBGE Sul e Sudeste são as regiões que mais reciclam lixo. Norte e Nordeste ainda adotam lixões


(http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/so-994municipios-do-pais-tem-coleta-seletiva-apontaibge/n1237754000724.html)

Texto 4

(https://jogadacerta.wordpress.com/category/charges/)

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativoargumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema O desafio da gestão do lixo na atualidade, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções

– O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas. – A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero. – A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero. – A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero. – A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp