Desafios da educação domiciliar

Embora não seja legalizada no Brasil, a educação domiciliar – também chamada de homeschooling – já é uma realidade em nosso país. Segundo dados do governo, cerca de 5 mil famílias optam por esse modelo de ensino e outras 30 mil têm interesse no projeto. Assim, essa questão se tornou uma das pautas educacionais principais para o atual governo, além de ter sido muito discutida nos primeiros 100 dias de mandato do Jair Bolsonaro. 

Mas afinal, o que é o ensino domiciliar? Quais são seus efeitos?

O homeschooling tem como objetivo promover o processo de ensino e aprendizagem dentro de casa, não na escola. Nesse sentido, a família assume a responsabilidade não só de transmitir valores, mas também de conhecimento acadêmico, para assim ter maior controle sobre a educação da prole. 

educação domiciliar

Muitas famílias buscam esse modelo por alguns motivos, como: 

  • Crença de que o ambiente escolar pode ser uma má influência para o estudante;
  • Escolas não atenderem a demanda de crianças que possuem necessidades específicas ;
  • Escola ser um ambiente desmotivante e a possibilidade da família e do lar serem figuras estimulantes e formadoras de vínculos de segurança e confiança;
  • Crença de que escolas e educadores não estão aptos para formar um cidadão, juntamente com a crença de que algumas instituições de ensino manipulam seus estudantes através de uma ideologia.

 

No entanto, muitos professores, psicopedagogos e figuras políticas são contra essa proposta por alguns motivos, como:

  • Educação domiciliar pode fomentar mais ainda o quadro de evasão escolar;
  • Esse modelo dificulta a identificação de abusos familiares, sejam eles psicológicos ou físicos;
  • Promove a desvalorização do professor, já que classificam a tarefa de educar como algo que todos estão aptos para exercer;
  • A educação vai além do ensino de conhecimento acadêmico e de valores. Ela também ocorre com a socialização, com a inserção dentro de uma sociedade. 

 

Para ajudar a desenvolver uma redação sólida com o possível tema educação domiciliar, o professor do QG do ENEM, José Augusto, apresentou algumas dicas para construir seu texto. Segundo ele:

“Com relação ao tema, é importante que você apresente um posicionamento sólido, visível, seja a favor, seja contra. Por exemplo, suponhamos que você seja a favor do homeschooling, você vai chamar atenção para a possibilidade que o homeschooling tem de melhor aprendizado e melhores resultados em casa, a partir do momento que você tem fatores como: flexibilização do horário e planejamento do conteúdo de forma mais individualizada.”

“Por outro lado, se você entender que é negativo, você pode eventualmente chamar atenção para: ausência ou baixa interação social, a importância de estar em contato com a diversidade e como o conteúdo dado vai ser dado como satisfatório. Quem vai avaliar? Vai passar pelo crivo de quem?” 

No que se refere ao repertório, o professor José Augusto fez uma sugestão: 

“Na parte de não ser favorável ao ensino domiciliar a gente encontra como exemplo o ordenamento jurídico do ECA, que versa sobre a garantia a escola pública e gratuita. Ou seja, o Estado deve ser responsável por prover o acesso gratuito e público de qualidade a criança e ao adolescente.”  

Gostou das dicas? Continue acompanhando as matérias do Blog do QG para mais temas como esse, clicando aqui!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp