Definindo as Ciências Humanas

Ciências humanas refere-se àquelas ciências que têm o ser humano como seu objeto de estudo ou foco, ou seja, são as profissões e carreiras que tratam primariamente dos aspectos humanos.

As ciências humanas são apoiadas na Filosofia (consiste no estudo do Homem e da sociedade), Artes em geral (relacionadas ao entretenimento ou à cultura) e Comunicação (informação, política, linguística).

Geralmente denominada como ciências “não exatas”, as ciências humanas são de grande importância na sociedade. Sem matemática e engenharia não se pode sobreviver, mas não somos máquinas, e sim, humanos, portanto, carecemos de uma formação humanística que conduz a reflexão e ao diálogo.

A ausência de uma formação humanizada tem demonstrado consequências desagradáveis nos diversos campos profissionais, inclusive nas Ciências Humanas, com prejuízos que se acumulam na sociedade.

Perfil dos Estudantes de Ciências Humanas

O perfil dos estudantes de humanas pode ser bastante heterogêneo. Mas dedicação e comprometimento com o estudo são vitais para quem quer se dar bem nessa área. Além disso, foco, concentração e disciplina são fatores pertencentes à realidade dos estudantes de humanas.

Ler e pesquisar é fundamental porque os estudantes precisam conhecer diversos assuntos e ter visão holística das coisas, isto é, procurar compreender os fenômenos na sua totalidade e globalidade. Dentre outras características marcantes da área, estão: questionamento constante, senso crítico apurado e conhecimento histórico, cultural e social.

A utilidade das Ciências Humanas na vida profissional, em qualquer área, é muito mais ampla do que se imagina. Como lembrou Leonardo Boff, as Ciências Humanas ampliam a percepção, estimulando a formação de um senso crítico intensamente questionador e transformador.

Pensando nisso, o QG do Enem lançou o curso Foca nas Humanas. Ele conta com o aprofundamento das matérias principais que os alunos das humanas irão se deparar durante toda a faculdade: Filosofia, Sociologia, História e Geografia. Clique aqui para conferir o curso.

Para o lançamento do módulo, fizemos uma aula ao vivo e gratuita sobre: Os Dilemas da Redemocratização no Brasil – Do plano cruzado ao impeachment do Collor. Confira aqui:

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp