O que foi a 13ª Emenda?

A 13ª Emenda foi um documento assinado pelo, até então, presidente dos Estados Unidos da América, Abraham Lincoln, em 1º de fevereiro 1865. A 13ª Emenda tinha como objetivo acabar com a escravidão no país de forma objetiva.

Pouco antes da decisão, em 1860, a escravidão já era ilegal em alguns estados americanos, como Ilinois e outros da região norte do país. O ato de possuir os direitos sobre uma pessoa, na maioria das vezes negra, era condenado em certas partes do país. Na região sul dos EUA, a escravidão ainda não era considerada ilegal e os brancos costumavam ter total controle sobre os negros, que os serviam de diversas formas, muitas vezes desumanas.

A industrialização colaborou para esse cenário na região, já que a mão de obra escrava era a mais barata e por isso fazia com que os capitalistas lucrassem mais em suas produções.

Ao mesmo tempo, movimentos abolicionistas cresceram no país, o Partido Republicano se uniu para pensar em um fim para essa escravidão. Abraham Lincoln, antes de ser eleito, deixava claro sua visão anti-escravidão, mas durante sua candidatura à presidência não se pronunciou sobre o fim da escravidão, embora fizesse críticas ao papel que o negro era obrigado a ter na sociedade.

Lincoln não afirmou em momento algum que interferiria para o fim da escravidão nos estados do sul, mas mesmo assim, alguns deles começaram a secessão e aboliram a escravidão em seus territórios. A decisão desses estados causou diversos conflitos, incluindo a Guerra Civil Americana (1861-1865). Tudo aconteceu logo no início do mandato de Lincoln.

Então, o presidente dos Estados Unidos resolveu agir abertamente contra a escravidão. Em janeiro de 1863, assinou a Proclamação da Emancipação que dava liberdade ao escravo que conseguisse chegar ao norte do país. Em fevereiro de 1865, quando a guerra já estava praticamente ganha para o norte, assinou a 13ª Emenda abolindo totalmente a escravidão no país.

Documento assinado por Abraham Lincoln em 1865.

A decisão de Lincoln ajudou, mas não eliminou o preconceito racial nos Estados Unidos. Anos depois, ainda houveram acontecimentos que marcaram a História americana, como por exemplo a Lei da Segregação Racial. :'(

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp