De Corpo e Alma: Enfermagem

A maioria das pessoas têm o primeiro contato com um enfermeiro já na sala de parto, ao nascer. É esse profissional da área da saúde que está mais próximo dos pacientes e familiares, seja em hospitais ou em programas da saúde pública. E essa ligação pede do futuro profissional mais do que técnica, demanda capacidade de comunicação e gosto por lidar com pessoas.

A entrevistada de hoje, Helana Maria Renesto, pôde ver de perto essa dedicação quando seu avô, com câncer, precisou receber cuidados de uma enfermeira em casa. “Foi muito importante o apoio e a assistência que ela prestou ao meu avô. Acho que isso repercutiu na minha escolha como profissional”, relembra.enfermagem 2

Há 12 anos, Helana se formou no curso que, segundo o Censo da Educação Superior de 2012, está na quinta posição em número de alunos matriculados em todo país. Atualmente, a enfermeira natural de Caruru (PE) trabalha na oncologia pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no Recife. Ela também é professora da Faculdade Estácio de Sá, na disciplina de Saúde da Criança.

Na entrevista a seguir, a pernambucana conta qual foi seu principal desafio durante o curso, fala sobre as áreas de atuação do enfermeiro e como foi a escolha de trabalhar com crianças.

QG – Por que você optou pelo curso de enfermagem?

Helana Renesto (HR) – A enfermagem tem uma ampla área de atuação dentro da saúde; é  um profissional indispensável ao funcionamento dos programas de saúde pública e hospitais. Particularmente, eu sempre tive interesse pela assistência hospitalar, especificamente na área de oncologia, e a enfermagem permite ao profissional o cuidado humanizado e individualizado. Dentre dos profissionais da equipe de saúde, é aquele que está mais próximo da criança e familiares. 

QG –  Qual foi o principal desafio que teve durante o curso?

HR Lidar com a morte, principalmente de crianças. Acredito que mesmo com algum tempo de profissão esta ainda é a minha maior dificuldade. 

QG –  Apesar disso, o que fez você continuar?

HR O desejo que tinha de me tornar enfermeira e de atuar no cuidado a criança.

QG – Quais são as características necessárias para as pessoas que desejam ingressar na profissão?

HR Ser proativo, ter capacidade de comunicação, de trabalho em equipe, ter liderança, gostar de lidar com pessoas, ser dinâmico e organizado.

QG –  E quais são as principais atividades do enfermeiro?

HR O enfermeiro atua como assistência dentro de programas do Ministério da Saúde, como assistência da gestação, parto de baixo risco, puericultura, sala de vacina, consulta de enfermagem para hipertensão e diabetes, classificação de risco em emergências publicas, na indústria dentro da área de saúde do trabalhador, serviços de homecare, estomoterapia. Pode atuar como gestor ou gerente de serviços, como auditor hospitalar e de clinicas de saúde, como representante de produtos hospitalares. Ainda como pesquisador e professor, seja no curso de enfermagem do nível técnico e na graduação e pós-graduação multiprofissional.

QG –  Existem várias áreas de atuação. Como foi o seu processo de escolha?

HR Durante a graduação, o aluno tem oportunidade de estagiar em diferentes âmbitos de atuação do enfermeiro e de conhecer diferentes profissionais, o que pode ajudar na identificação no momento de optar por uma especialidade. Mas acredito que essa escolha está ligada, antes de tudo, a realização e identificação pessoal. Minha escolha em atuar em oncologia, por exemplo, teve motivações pessoais.

QG –  E quais foram essas motivações?

HR Minha principal motivação foi meu avô paterno, que teve câncer de pulmão e passou algum tempo em cuidados paliativos em casa. Desde essa época eu tive contato com uma enfermeira em particular e foi muito importante o apoio e a assistência que ela prestou ao meu avô. Acho que isso repercutiu na minha escolha como profissional.
Durante a faculdade fiz estágio extracurricular em oncologia pediátrica, então, tive certeza que essa seria minha área de trabalho. E é exatamente onde estou hoje. Por causa dessa escolha, fiz residência em hematologia e mestrado em saúde da criança. Meu próximo passo será especialização em Humanização das práticas em saúde e tenho muito interesse também por cuidados paliativos.

enfermagem

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp