Datas importantes ENEM 2019

datas importantes enem 2019

 

O Exame Nacional do Ensino Médio está próximo. Com o grande dia chegando e depois de um ano inteiro de estudos, é normal que alguns detalhes possam ser esquecidos ou confundidos. Pensando nisso, criamos esse resumão com as datas importantes para o ENEM 2019 e os próximos passos para os candidatos.

É importante lembrar que o ENEM é uma prova que dá acesso ao ensino superior por meio do Sisu, ProUni, além de capacitar o candidato para estudar em Instituições superiores portuguesas. Além disso, a nota do ENEM também é útil para candidatos que desejam solicitar financiamento estudantil em instituições particulares, com o Fies.

A prova é composta por 4 provas objetivas com 45 questões cada. Essas provas são de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologia e Matemática e suas Tecnologias. Além disso, haverá a uma prova de redação, onde deverá ser produzido um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas. No Edital do Exame é possível encontrar todos os detalhes sobre as provas.

A divulgação dos locais de prova acontecerá em outubro, mas ainda não há uma data prevista para isso. É importante estar atento ao blog do QG do ENEM para ficar sabendo quando os locais forem liberados. 😉

No dia 3 de novembro, acontecerá o primeiro dia de aplicação do Exame. Nesse dia, os candidatos realizarão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação. Uma semana depois, dia 10 de novembro, haverá a segunda aplicação de provas das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Em ambos os dias, o portão abrirá 12h e fechará 13h. As provas começam às 13h30. Mas atenção, o horário de término das provas não será igual nos dois dias. No dia 3, as provas acabam às 19h. E no dia 10, às 18h30.

Está marcado para o dia 13 de novembro a divulgação do gabarito das provas objetivas, assim como a divulgação dos cadernos de questões.

Em janeiro de 2020 sairá o resultado final do ENEM, com a nota de cada candidato por área de conhecimento. Essa data ainda será confirmada pelo Inep.

Fique por dentro de tudo sobre o ENEM 2019 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp