Correção TRI: Entenda o método usado pelo Enem

Correção TRI

Muitos candidatos ainda possuem dúvidas de como funciona o tão falado método de correção utilizado no Enem: a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

A TRI se apresentou como a melhor forma de avaliar os estudantes de maneira justa e objetiva, levando em consideração o nível de dificuldade de cada questão e o número de acertos dos estudantes em substituição ao sistema tradicional, que predominava nos vestibulares e edições do ENEM anteriores a 2009, a Teoria Clássica dos Testes (TCT). Diferente da TRI, na TCT a nota é definida simplesmente pela soma do número de questões acertadas e as questões com diferentes níveis de dificuldade podem ter diferentes valores pré-estabelecidos, ou pesos.

A TRI leva em consideração a coerência individual dos alunos em suas provas e o nível de dificuldade atribuído a cada item utilizando fórmulas estatísticas, sendo possível medir o desempenho dos candidatos em uma alta quantidade de questões objetivas e em uma escala muito maior e mais detalhada, diminuindo os empates, e se aproximando mais das habilidades reais do aluno.

Mas como o Inep determina o nível de dificuldade de cada questão?

Este processo acontece quando é feita a correção dos cartões-reposta do Enem. Funciona da seguinte forma: as questões com um maior índice de acertos entre os candidatos serão classificadas como questões mais fáceis, enquanto questões com índice de acerto menor, terão uma pontuação maior na hora do cálculo da nota final.

A dica é não deixar respostas em branco! Uma questão respondida sempre valerá mais por ter uma probabilidade maior de não ser zero do que uma questão em branco. Portanto, por mais que o sistema identifique um chute e isso possa interferir na nota, sempre vale mais um acerto casual do que uma resposta em branco.

Quer saber mais sobre a TRI, acesse a nota técnica oficial do MEC clicando aqui.

Onde posso fazer Simulado com TRI?

O QG do Enem realizará nos dias 18/08 e 25/08 o 2º Simulado Online Gratuito para o Enem 2019, com a tão falada correção TRI. É a oportunidade perfeita para você treinar para o Enem utilizando a mesma tecnologia de correção usada pela prova realizada pela Inep.

Para participar, basta acessar este link: Simulado gratuito Enem 2019.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp