Conheça o curso de Nutrição

O que faz

O nutricionista associa alimentação à saúde e qualidade de vida. Em nosso país, há um grande número de habitantes que possuem problemas graves de saúde proveniente da alimentação e, neste caso, os nutricionistas possuem um papel fundamental.

O profissional pode trabalhar em diversas áreas administrativas como hotéis, empresas, restaurantes, escolas, asilos, academias e etc. Normalmente, nutricionistas são associados a dietas, mas seu papel também inclui reeducação alimentar, criação de cardápios, entre outros.

Perfil do Profissional

Assim como todo profissional na área de saúde, o nutricionista deve, acima de tudo, gostar e querer cuidar de outras pessoas. O comprometimento de cuidar da alimentação, muitas vezes de um grupo com saúde delicada, por exemplo, faz parte do perfil do profissional de Nutrição.

O curso

No currículo básico, estão incluídas disciplinas da área médica, como: fisiologia humana, anatomia e bioquímica. Algumas disciplinas específicas do curso são: composição de alimentos, terapia nutricional e dietética, planejamento de cardápios. A teoria e a prática estão presentes no bacharel de Nutrição, no qual o estudante frequenta laboratórios e efetua pesquisas em sua área de estudo. O curso tem duração média de 4 anos e possui estágio obrigatório, assim como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Mercado de Trabalho

O nutricionista pode atuar em diversas áreas em que se necessitam de um cuidado especial com a alimentação.

– Em hospitais, escolas, asilos, academias, clubes, hotéis entre outros. O profissional de nutrição atua juntamente com outros profissionais como cozinheiros, médicos, personais treiners para desenvolver uma melhor alimentação de acordo com as necessidades destes grupos;

– Em restaurantes e hotéis, o profissional trabalha na criação de cardápios e no controle da produção de alimentos dos locais;

– Em consultórios, o nutricionista recebe seus pacientes, receita dietas e modos de reeducação alimentar, de acordo com a necessidade de cada um.

Onde estudar

Segundo o ranking da Folha de São Paulo, as 5 melhores Universidades para cursar Nutrição são:

1º Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

2º Universidade de São Paulo (USP)

3º Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

4º Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

5º Universidade de Brasília (UnB)

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp