Conheça o curso de Matemática

O que faz

A Matemática é a ciência que estuda o espaço, as quantidades, as relações abstratas e lógicas. O matemático formula perguntas e apresenta respostas através de pesquisas na área de atuação escolhida. Ultimamente a absorção do matemático em indústrias vem crescido, como também a matemática brasileira que se destaca no ranking mundial da União Matemática Internacional.

Também é possível atuar lecionando nos ensinos fundamental e médio.

Perfil do profissional

O matemático precisa ser questionador e dedicado aos seus estudos e pesquisa. Os interessados em atuar na área de pesquisa poderão trabalhar em indústrias, empresas de informática e tecnologia. O mercado financeiro e econômico também são áreas de atuação de um matemático.

Para lecionar, o profissional terá que proporcionar acessibilidade a todos e vencer os preconceitos com a área, facilitando a aprendizagem e quebrando paradigmas comuns da disciplina. A matemática que é apresentada e estudada na graduação vai além do básico e proporciona um maior entendimento ao profissional para repassar seus conhecimentos.

O curso

No bacharelado, o estudante tem como base o estudo de diferentes áreas da Matemática (cálculo diferencial e integral, álgebra e geometria) e a inclusão da Física no currículo universitário. Em algumas universidades existem disciplinas optativas em que o aluno pode se especializar, como por exemplo em Matemática Estatística ou Matemática Computacional. Na licenciatura, além de disciplinas específicas constam também algumas na área pedagógica.

Mercado de Trabalho

O maior mercado ligado ao curso de Matemática é o da docência, onde há necessidade de profissionais para os ensinos fundamental e médio. Matemáticos podem se especializar no bacharel em diversas áreas, podendo trabalhar em:

– Indústrias atuando nas áreas de: computação, programação, pesquisas, desenvolvimentos tecnológicos;

– Universidades realizando pesquisas em diversas áreas;

– Mercado financeiro atuando em finanças, logísticas, consultorias;

Onde estudar

Segundo o ranking da Folha de São Paulo, as 5 melhores Universidades para cursar este curso são:

1º Universidade de São Paulo (USP)

2º Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

3º Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

4º Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

5º Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp