Direito: Conheça o Curso das Ciências Humanas

O que faz?

O Direito é uma ciência que estuda a aplicação das normas jurídicas vigentes de um país. Um profissional formado neste curso poderá optar por seguir carreira jurídica, sendo juiz, promotor ou delegado de polícia ou atuar como advogado, representando pessoas físicas ou jurídicas na defesa de seus interesses.

Perfil profissional

A carreira de Direito é uma profissão que exige bastante leitura e estudos através de uma linguagem bem específica. Logo, o estudante que tem interesse em seguir esta área deve estar preparado para lidar com muita leitura.

Um bom profissional desta área também deve ter ética e senso de responsabilidade social. Afinal, é uma profissão em que suas ações têm um grande impacto na vida das pessoas o qual você estará em contato.

Curso

O curso de Direito é pautado quase em toda sua grade de matérias relacionadas aos estudos das Ciências Humanas. Esta formação procura explorar questões humanistas como a desigualdade social, de forma a sensibilizar ao máximo os estudantes para que se compreenda os objetivos e funções das leis que regem à sociedade.

A graduação tem habilitação de Bacharelado e possui duração média de 5 anos. Os três primeiros anos do curso são mais teóricos, com matérias como Sociologia, Economia, Português, Teoria do Estado, e matérias específicas do Direito: civil, constitucional, penal e comercial, entre outros.  Já nos últimos dois anos da graduação, o aluno estará em contato com trabalhos mais práticos, como a atuação de juiz ou advogado através de simulações de julgamentos.

Ao final do curso é exigido do aluno um estágio supervisionado na área e um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Mercado de trabalho

Para atuar como advogado, o profissional formado no curso de direito deverá realizar o Exame da OAB (Ordem de Advogados do Brasil), e somente após ser aprovado nesta prova receberá o registro da OAB para estar apto a exercer a profissão.

O mercado de trabalho neste campo está sempre aberto, os profissionais formados nesta área podem atuar em órgãos públicos, escritórios de advocacia, em departamentos jurídicos de empresas privadas ou próprias.

A carreira de advogado pode ter várias vertentes, tais como:

  • Civil
  • Trabalhista e Previdenciário
  • Penal
  • Ambiental
  • Eleitoral
  • Tributário
  • Empresarial

Onde estudar Direito?

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp