Cultura: Conheça as diferenças entre patrimônios materiais e imateriais

O que é cultura?

A definição do termo cultura, de tempos em tempos, se modificou, chegando a definição que temos hoje. Derivado da ideia geral do cultivo, na antiguidade, o termo passa entre os séculos XVII e XVIII a designar o “cultivo de ideias”, ganhando um tom aqui mais abstrato. Isto, entretanto, com o tempo passou a corroborar com um discurso de diferenciação de classe resultante da ascensão burguesa na Europa, sendo o termo então associado a se possuir um conhecimento formal, e com a ascensão dos estados nacionais, passa a designar também as tradições e hábitos que dão significado a identificação com aquele país.

Esta visão com o tempo passou a ser criticada, dando lugar a uma percepção mais ampla da cultura, na qual se compreende cultura como toda e qualquer produção humana desenvolvida pelo homem, seja a mesma material ou imaterial, excetuando unicamente o que se reconhece como algo diretamente resultante da natureza.

A Questão do Patrimônio Cultural

O Patrimônio Cultural pode ser definido como um bem (ou bens) de natureza material e imaterial considerado importante para a identidade da sociedade brasileira.

Patrimônios imateriais são hábitos enraizados no cotidiano, conhecimentos populares, manifestações artísticas de teor diverso, receitas populares, práticas de religiosidade, manifestações populares no esporte, dentre outros. 

Na lista de bens imateriais brasileiros estão a festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a Feira de Caruaru, o Frevo, a capoeira, o modo artesanal de fazer Queijo de Minas e as matrizes do Samba no Rio de Janeiro.

O patrimônio material é formado por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas. Eles estão divididos em bens imóveis – núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais – e móveis – coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

Entre os bens materiais brasileiros estão os conjuntos arquitetônicos de cidades como Ouro Preto (MG), Paraty (RJ), Olinda (PE) e São Luís (MA) ou paisagísticos, como Lençóis (BA), Serra do Curral (Belo Horizonte), Grutas do Lago Azul e de Nossa Senhora Aparecida (Bonito, MS) e o Corcovado (Rio de Janeiro).

Considerações Finais

Cultura é uma palavra que carrega consigo valores, padrões sociais e costumes de um povo ou região, mas ao mesmo tempo, delimita tudo que é produzido por esse povo. Assim para estabelecer uma definição completa, pode-se dizer que cultura é todo produto da ação humana que não tenha origem biológica direta. A cultura está presente em diversas situações, que vão desde a prática da democracia até o simples ato de beber água em um corpo.

O tema da cultura costuma aparecer no Enem através de questões que discutem a valorização e a desvalorização da cultura, e por outro lado, trazer à tona o reconhecimento de diversas culturas locais, discutindo o conceito geral de patrimônio.

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp