Conectivos de Conclusão – o que são e como usá-los na redação

84
Postado: 16 de novembro, 2021 - Atualizado: 23 de novembro, 2021
conectivos de conclusão

Para escrever uma boa redação, além de ser necessário ter um vasto repertório sociocultural, boa capacidade de argumentação e conhecimento da estrutura do texto cobrado na prova, é fundamental ter domínio de mecanismos linguísticos para construir o texto. Por isso, saber o que são os conectivos de conclusão e como usá-los na redação é indispensável. 

Mas afinal, você sabe o que são os conectivos de conclusão? Bom, nós do QG do Enem preparamos este artigo para te explicar exatamente isso, e te dar algumas dicas de como usá-los na sua redação. Se liga! 

O que são conectivos de conclusão?

conectivos de conclusão

Os conectivos, de uma forma geral, são palavras usadas para unir frases, orações, períodos e parágrafos. Dessa forma, os conectivos permitem que haja uma sequência de informações e, consequentemente, a coesão textual.

Além de servirem para interligar partes do texto, servem também para nos ajudar a expressar ideias e proporcionar uma relação de sentido entre todos os parágrafos do texto. A partir disso, é possível, então, estabelecer a coerência textual. 

Existem diversos tipos de conectivos em que cada tipo corresponde a uma determinada função dentro do texto. Alguns deles são: conectivos de adição, comparação, oposição, causa, afirmação, conclusão etc.

Neste artigo, vamos tratar especificamente dos conectivos de conclusão. Eles nada mais são do que mecanismos que irão articular as ideias presentes na conclusão do texto redigido. 

Logo, a presença dos conectivos é essencial para concluir as ideias expostas ao longo do texto, pois evita repetição de palavras, enriquece o texto e possibilita uma leitura mais fluida. 

Por que é tão importante usar os conectivos de conclusão na redação

A competência VI cobrada no Enem diz respeito inteiramente à conclusão da redação. O candidato deve apresentar soluções para o problema apresentado ao longo do texto e elaborar uma proposta de intervenção.

Logo, sabendo que o Enem cobra um texto com introdução, desenvolvimento e conclusão, percebe-se a relevância da última parte para que todo o texto faça sentido e possua um desfecho válido. 

Para que essas condições sejam bem estruturadas, é necessário conhecer os conectivos de conclusão, pois, além deles indicarem que o texto chegou ao fim, também ajudam a organizar as informações e garantir um bom resultado na competência VI. 

Exemplos de conectivos de conclusão: 

  • portanto;
  • por isso;
  • então;
  • assim;
  • por fim;
  • enfim;
  • para terminar;
  • dessa maneira;
  • assim sendo;
  • em resumo;
  • dessa forma;
  • logo;
  • em conclusão;
  • desse modo;
  • em síntese;
  • por último;
  • em suma;
  • diante disso.

Como usar os conectivos de conclusão na redação

Para entender melhor como os conectivos podem trazer uma relação de sentido e ordem na conclusão de um texto, vamos ver alguns exemplos de como eles podem ser usados.

1. Por fim

Sinônimos: em síntese; em suma; enfim. 

Tema: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Por fim, diante dos desafios supramencionados, é necessária a ação conjunta do Estado e da sociedade para mitigá-los. Nesse âmbito, cabe ao poder público, na figura do Ministério Público, em parceria com a mídia nacional, desenvolver campanhas educativas – por meio de cartilhas virtuais e curta-metragens a serem veiculadas nas mídias sociais – a fim de orientar a população e as empresas de cinema a valorizar o meio cinematográfico e ampliar a acessibilidade das salas. Por sua vez, as empresas devem colaborar com a democratização do acesso ao cinema pela cobrança de valores mais acessíveis e pela construção de salas adaptadas. Feito isso, o Brasil poderá garantir os benefícios do cinema a todos, como relata o filme “Cine Holiúdi”.

2. Destarte

Sinônimos: assim; desse modo; desta maneira.

Tema: Violação à dignidade feminina

Destarte, é fato que o Brasil encontra-se alguns passos à frente de outros países o combate à violência contra a mulher, por ter promulgado a Lei Maria da Penha. Entretanto, é necessário que o Governo reforce o atendimento às vítimas, criando mais delegacias especializadas, em turnos de 24 horas, para o registro de queixas. Por outro lado, uma iniciativa plausível a ser tomada pelo Congresso Nacional é a tipificação do feminicídio como crime de ódio e hediondo, no intuito de endurecer as penas para os condenados e assim coibir mais violações. É fundamental que o Poder Público e a sociedade – por meio de denúncias – combatam praticas machistas e a execrável prática do feminicídio.

3. Portanto; desse modo 

Sinônimos: por conseguinte; logo; consequentemente; assim sendo; à vista disso. 

Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Convém, portanto, que, primordialmente, a sociedade civil organizada exija do Estado, por meio de protestos, a observância da questão religiosa no país. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação a criação de um programa escolar nacional que vise a contemplar as diferenças religiosas e o respeito a elas, o que deve ocorrer mediante o fornecimento de palestras e peças teatrais que abordem essa temática. Paralelamente, ONGs devem corroborar esse processo a partir da atuação em comunidades com o fito de distribuir cartilhas que informem acerca das alternativas de denúncia dessas desumanas práticas, além de sensibilizar a pátria para a luta em prol da tolerância religiosa.

Por fim, vê-se que os conectivos de conclusão são primordiais para finalizar e concluir qualquer redação. 

Esperamos que você tenha conseguido compreender o que são os conectivos de conclusão e como usá-los na redação! E para dar continuidade a sua leitura, que tal ler o nosso próximo artigo do blog com o tema “As 5 competências do Enem – saiba quais são cobradas na prova”!