Comparando ditaduras: Estado Novo e Regime Militar

A democracia brasileira é muito frágil. Durante nossos 130 anos de República, o Brasil passou por duas experiências ditatoriais. Além disso, o final do Século XIX e início do XX, o sistema eleitoral brasileiro era muito duvidoso: os poderes oligárquicos, principalmente de São Paulo e Minas Gerais, minavam a base da essência das diretrizes democráticas nacionais.

Uma ditadura é o ápice de um caráter autoritário de um governo. De 1937 a 1945 (Estado Novo) e de 1964 a 1985 (Ditadura Civil-Militar), o Brasil passou por momentos sombrios aos direitos liberais do cidadão. Caso tomemos para análise esses dois momentos, percebemos alguns fatores de convergência e algumas diferenças entre esses dois regimes de exceção. Para transformar essa análise em algo mais didático, trataremos sobre alguns pontos principais em tópicos para auxiliar na preparação vestibulanda.

Semelhanças

Centralismo: os dois regimes caracterizavam-se por uma construção de Estado que suprimisse a autonomia dos estados nacionais.

Censura: a liberdade de expressão e de opinião eram cerceadas, evitando assim a disseminação de críticas oposicionistas ao governo.

Nacionalismo: os dois regimes prezaram pela exaltação da cultura brasileira, desenvolvendo padrões cívicos para a figura do brasileiro.

Anticomunismo: a aversão às ideologias de esquerda em geral foi característica marcante desses governos.

Perseguições políticas: tanto Getúlio Vargas quanto os militares perseguiram seus opositores políticos.

Quer saber mais sobre História? Acompanhe aqui no nosso blog

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp