Como responder discursivas de exatas com clareza?

Confira aqui algumas dicas para te ajudar nos exames discursivos!

296
discursivas de exatas

Durante boa parte do ano, os vestibulandos mantém seu foco no ENEM, podendo utilizar a nota no SISU (para universidades públicas), PROUNI (para universidades particulares) ou FIES. Porém, existe vida após o ENEM, e muitas universidades, publicas ou privadas, contam com exames discursivos para avaliar os vestibulandos. Sendo assim, como responder discursivas de exatas com clareza?

Antes de tudo, é importante ressaltar que a preparação para um exame discursivo é diferente da que os vestibulandos estão acostumados para o ENEM. Enquanto neste tipo de prova, os alunos precisam ter muita atenção ao tempo e em não errar questões fáceis, paralelamente, nas provas discursivas, o objetivo é responder com clareza e conseguir o máximo de pontos possíveis.

discursivas de exatas

Primeiramente, é necessário que o estudante entenda que é importante treinar o desenvolvimento de questões, ou seja, durante o exame, o vestibulando deverá explicar como chegou a uma resposta desenvolvendo o problema da questão dada. Assim como no ENEM, resolver provas de anos anteriores ajuda no treinamento do desenvolvimento de cálculos.

Normalmente, neste tipo de prova, existe um espaço em branco para o desenvolvimento da questão. Dessa forma, não rabisque muito esse espaço, lembre-se que haverá uma pessoa corrigindo seus cálculos, por isso, apenas utilize esse espaço quando for colocar o desenvolvimento “final” da sua resposta. Ademais, clareza é fundamental para uma nota boa em discursivas, portanto, o aluno deve deixar o desenvolvimento seja fácil de entender, até para não confundir o corretor.

Aqui vai uma dica: faça primeiro a questão na folha de rascunho, após isso, repita os passos no espaço destinado para as respostas. Dessa forma, o aluno evita rasurar e não bagunça o local de desenvolvimento.

Assim como em qualquer prova, é vital que o aluno mantenha o foco durante a leitura do enunciado, já que nele haverão as informações necessárias para o desenvolvimento da questão. Apesar disso, durante o desenvolvimento, o estudante deve estar atento a unidade de medida que a questão pede. Portanto, durante o desenvolvimento, é importante que o aluno mostre a conversão de unidades e coloque a unidade certa na resposta final.

Outro fator importante, mostrar o seu resultado destacando-o. No momento em que o aluno finalizar a questão, destaque o resultado final, seja sublinhando, circulando, etc. Pois assim, ficará explicito para o corretor o que é a resposta final.

Essas foram algumas dicas que ajudarão aqueles que forem fazer algum exame discursivo. Treinar desenvolvimento de questão é crucial para ter mais chances em conquistar a tão sonhada vaga que os vestibulandos tanto buscam.