Como planejar os estudos até o ENEM?

Confira algumas dicas de planejamento a partir do adiamento do ENEM para janeiro de 2021

507
Postado: 3 de agosto, 2020
planejamento

Os meses de julho e agosto costumam ser marcados por algumas semanas de recesso e descanso dos estudos. Esse respiro no meio da preparação para os vestibulares, além de servir como um refúgio para o descanso, também é um importante momento para planejar o segundo semestre e a reta final para as provas. Com o adiamento do ENEM para janeiro de 2021, esse planejamento torna-se ainda mais fundamental.

As novas datas para o exame acabaram criando um tempo extra para reorganizar os estudos. Nesse momento, é importante que você estabeleça metas concretas de preparação para não chegar no final do ano e se perder nos estudos na véspera do ENEM.

planejamento

O primeiro ponto importante a se considerar é a oportunidade de tirar o atraso. Com esses dois meses (mais ou menos) a mais para se preparar, uma alternativa a se considerar para aproveitar esse período por agora é recuperar o atraso refente às matérias de maneira geral. Veja quais assuntos você está mais para trás no cronograma e atualize-os para que não seja necessário espremer o segundo semestre com o acúmulo de matérias.

Caso o atraso já esteja recuperado, vale a pena também considerar a revisão de conteúdos. Com o ritmo intenso de preparação para os vestibulares, algumas matérias importantes que são vistas no início do ano podem acabar sendo esquecidas com o passar da preparação. Logo, utilizar esse momento para revê-las também é benéfico para a consolidação da aprendizagem até o ENEM.

Nesse momento, também é importante traçar um projeto para a reta final de preparação. Por agora, analise e veja o que pretende e o que gostaria de fazer nas vésperas do ENEM. Muitos estudantes optam por uma revisão geral, logo, nesse caso, você precisa planejar em que mês mais à frente você gostaria de fechar a matéria por completo para aproveitar o mês de janeiro como exclusivo para revisões.

Por fim, é fundamental perceber que a preparação para o ENEM também envolve planejamento, sendo tão importante quanto o conteúdo em si. Muitos acabam pecando na preparação por considerar apenas o estudo e deixando de lado esse fator. Por isso, nós do QG do ENEM oferecemos um planejamento de estudos para nossos cursos, porque acreditamos que só com conteúdo não formamos um aprovado, mas também com organização!

Conheça os cursos do QG do ENEM! Por mais dicas como essa do nosso Blog do QG, clique aqui!