Dicas de Estudos: como parar de procrastinar?

1490

Você vive deixando os estudos para depois? Acha sempre que vai dar tempo mesmo em cima da hora do seu teste? Você nunca sabe por onde começar e usa isso como desculpa para não estudar? Se você se identificou com algum desses comportamentos, parabéns, você é um procrastinador!

Procrastinar se refere, tecnicamente, ao ato de evitar ou adiar tarefas específicas que precisam ser concluídas ou iniciadas, como os seus estudos, por exemplo. Na verdade, todo mundo já procrastinou em algum momento da vida, principalmente aqueles QGnianos que sempre perguntam “quando eu começo a estudar para o Enem?”.

Mas calma, nem tudo está perdido, o Blog do QG traz hoje algumas dicas de como largar de ser preguiçoso/procrastinador e começar AGORA os seus estudos. Dá uma olhada:

1) Comece com calma

Não é uma boa ideia começar os estudos a todo vapor. Comece aos poucos, vá entendendo o seu ritmo e a suas maiores dificuldades.

2) Procure as melhores técnicas

Existem algumas técnicas excelentes para quem tem dificuldades para manter a rotina de estudos, conheça umas delas clicando aqui.

3) Tenha um planejamento

Nós aqui no QG não cansamos de dizer que planejamento é essencial, então se planeje antes de tudo. Conheça o nosso Guia do Plano de Estudos.

4) Mescle as tarefas difíceis com as tarefas mais agradáveis

Se você não gosta muito de estudar matemática, no mesmo dia estude matemática e alguma matéria que você goste mais, assim você não ficará no tédio.

5) Tenha um ritual

Por que não um alongamento sempre antes de começar os estudos?

6) Se incentive

Criar recompensas é uma ótima forma de manter a motivação. Por exemplos: “se eu estudar todo o conteúdo de Revolução Francesa vou fazer um brigadeiro e comer assistindo Netflix”.

7) Faça do tempo o seu amigo

Busque sempre realizar os seus estudos com um tempo cronometrado. Essa é uma forma de você aprender a lidar com o tempo, já que ele tem que estar ao seu favor no dia do vestibular. Saiba como controlar o seu tempo no Enem. 

8) Dê o seu melhor

Mesmo que você estude em um tempo limitado, faça sempre o máximo que conseguir para aprender mais.

9) Acabe com as distrações

A melhor amiga da procrastinação é a distração. Dispositivos eletrônicos somente para assistir as aulas do QG, hein!

10) Não se critique tanto

Não perca o estimulo somente por estar com dificuldade. Pode confiar, se você se dedicar, tudo vai dar certo.

11) Substitua “eu poderia” por “eu posso”

Autoconfiança é algo que você deve carregar sempre.

12) Pense a longo prazo

Agora pode até estar bom não fazer nada. Mas você já parou para pensar como vai se sentir se terminar o ano sem ao menos ter tentado?

13) Pense na aprovação

É claro, não esqueça de imaginar o quanto vai ser bom ver seu nome na lista de aprovados no curso dos seus sonhos.

14) Estude em grupo

Existem várias formas eficientes de se estudar em grupo. Saiba mais clicando aqui.

15) Busque apoio da família e amigos

Compartilhe as suas experiências, sucessos, desejos e frustrações com pessoas próximas. Sempre haverá pessoas dispostas a te ajudar nessa jornada.

16) Não se compare

Nada de ficar se comparando. Foque apenas no que você está fazendo e os resultados irão aparecer como consequência do seu esforço.

17) Esteja bem consigo mesmo

Dica importantíssima, além de dedicar tempo para os estudos, dedique tempo para você. Muitas vezes você só está procrastinando tanto pela falta de motivação, então busque também atividades que te fazem bem e te motivem. Veja como aliviar o estresse dos estudos. 

18) E por último, mas não menos importante, COMECE!

 

post_generico_02Já que você aprendeu algumas dicas de como parar a procrastinação e começar logo com os seus estudos. Aproveite para embarcar na nossa turma do INTENSIVÃO ENEM 2017, que vai começar no dia 08/05, com direito a aula de planejamento de estudos inaugural!

👉 Confirme a sua presença clicando aqui 👈