Como otimizar sua interpretação de texto no ENEM

Entenda como são abordadas as questões de interpretação de texto no ENEM e otimize seus estudos

1248
Postado: 24 de junho, 2020
interpretação de texto

As questões de interpretação de texto do ENEM dominam grande parte da prova de Linguagens e podem ser decisivas na nota final. No entanto, muitas questões promovem dúvidas e não são tão fáceis quanto parecem. Pensando nesse quadro, o QG do ENEM preparou uma matéria com formas de você otimizar sua interpretação de texto para o exame.  

Em primeiro plano, é necessário salientarmos que as questões de interpretação de texto não são abordadas apenas de uma forma no ENEM. Num geral, elas são multidisciplinares e usufruem de diversos conteúdos da Língua Portuguesa para serem montadas. Portanto, é necessário ficarmos por dentro de que conteúdos são esses para otimizarmos nossos estudos.  

FIGURAS DE LINGUAGEM 

interpretação de texto

A maioria das questões que envolvem figuras de linguagem buscam saber se o candidato entende e sabe interpretar a intenção da aplicação desse recurso estilístico. Isto é, o que uma metáfora, uma antítese ou uma personificação querem dizer dentro de um texto?  

Além disso, as figuras de linguagem também podem aparecer em conjunto com textos de escolas literárias, e podem, inclusive, auxiliar na identificação do movimento.  

LINGUAGEM 

Sabemos que a linguagem verbal é intrínseca a prova de linguagens, no entanto, não podemos esquecer da linguagem não verbal. Esta aparece tanto nas provas de inglês e espanhol quanto na prova de português e busca saber se o candidato é capaz de ler imagens, charges, campanhas publicitárias e interpreta-las de maneira correta. Por isso, exercitar a leitura sensorial também é uma forma de estudar e melhorar sua interpretação.  

POLISSEMIA 

Algumas questões de interpretação de texto envolvem a polissemia das palavras. Isso significa que questões assim trazem termos ou expressões que dependendo do contexto podem assumir sentidos diferentes. Assim, é importante ficarmos atentos ao léxico que construímos ao longo da nossa vida, a ditados populares, a anedotas e trocadilhos que muitas vezes podem nos auxiliar na compreensão da polissemia.  

LEITURA E ARTES 

A literatura e as artes visuais estão sempre em conexão no Exame pois ambas acompanham as tendências históricas e sociais. Dessa forma, as questões de leitura e artes contém sempre um teor interpretativo, com o objetivo de analisar se o estudante compreende como ambas se aproximam e se diferem.  

Por fim, pode-se perceber que a interpretação de texto não aparece de uma forma “pura”, mas sim de forma multidisciplinar. Sendo assim, faz-se necessário estudarmos sempre conteúdos de literatura e gramática e desenvolvermos nossa bagagem cultural.