Como os logaritmos ajudam a medir terremotos?

logaritmos

O estudo de logaritmos é definitivamente um dos assuntos mais temidos dos vestibulandos em suas preparações para o Enem. De fato, é um assunto capaz de dar um nó nos pensamentos, entretanto, o logaritmo é utilizado em diversas áreas do conhecimento. Uma dessas áreas é a escala utilizada para medir a intensidade de terremotos: a Escala Richter.

Os logaritmo é a operação utilizada para reverter a exponenciação. Por exemplo: o log de 32 na base 2 é 5 enquanto 2^5 = 32. Este tipo de operação é utilizado em escalas logarítmicas que, por sua vez, utilizam do logaritmo na base 10 ou logaritmo comum como base para a razão da escala. Ademais, confira clicando aqui a aula gratuita sobre logaritmos feita pelo QG do Enem!

Os terremotos consistem no resultado entre o choque de duas placas tectônicas em uma determinada área do mundo, ocasionando tremores, que são medidos através de sua magnitude. A escala usada para determinar tal intensidade é a Escala Richter, que, por sua vez, é uma escala logarítmica que se utiliza desses como grandeza para a medição da energia liberada nos sismos.

logaritmos

Na Escala Richter, as magnitudes são caracterizadas em uma tabela cujos valores são variados. Diferentemente de uma escala linear, na escala logarítmica a diferença entre os valores é muito grande, por exemplo, a amplitude um terremoto de escala 8 é dez vezes maior do quem um de escala 7.

Valores de intensidade na escala:

Menor que 2: não é sentido por humanos.
Entre 2 e 4: é sentido por humanos, porém não causa danos
Igual a 5: pode causar danos em prédios mal construídos e quebra objetos.
Entre 6 e 7: é perigoso, causando danos sérios em áreas próximas ao epicentro; Prédios bem construídos podem resistir.
Igual ou maior que 8: danos graves para a maioria das construções.
Igual a 9: danos muito graves para áreas com raio de quilômetros do epicentro.

Até hoje, ainda não houve nenhum registro de magnitude acima de 9,9. De todos já registrados, o que mais se aproximou foi nos anos 1960 quando um terremoto de magnitude 9,5 atingiu o Chile, deixando milhares de mortos no país.

Por fim, o logaritmo e sua escala são utilizados em muitas áreas como: matemática financeira, química, física, computação, etc. Portanto, é sempre bom ficar atento a esse assunto, pois a frequência com que ele aparece em vestibulares é muito alta.

Gostou do texto? clique aqui para ler mais textos como esse!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp