Como organizar seu local de estudos

Seja em casa ou em uma biblioteca, ter o local de estudos bem organizado é fundamental para a rotina até o ENEM e vestibulares.

917
Postado: 2 de março, 2020
organizar local de estudos

Para se dedicar aos estudos para o ENEM e vestibulares, é necessário se organizar e se planejar. Esses pontos não valem só para a rotina de estudos, valem também para seu local de estudos. Esse lugar vai fazer parte de todo o seu ano de dedicação para as provas e deve fazer você se sentir bem. Vamos te mostrar nesse post como organizar seu local de estudos.

As dicas que vamos dar a seguir vão mencionar diversos tipos de locais de estudos, já que nem todo mundo tem uma sala de estudos ou um quarto para chamar de seu.

organizar local de estudos

Estudando em casa

Tenha uma mesa de estudos. Para estudar, esse objeto é necessário. Seja uma mesa de jantar, uma escrivaninha ou um balcão. É importante ter espaço para deixar seus livros, cadernos e canetas. Estudar sem uma mesa pode fazer com que seu espaço fique desorganizado e possa te prejudicar no rendimento dos estudos.

Defina um cômodo da casa que atenda a essa questão e faça dele o seu cantinho. É importante que ele seja silencioso e reservado, por isso, não adianta usar a mesa de jantar se na sua casa não há privacidade no cômodo. Se necessário e se for cabível, invista no seu canto de estudos. Ele deve ser confortável para te acolher durante a rotina que está por vir.

Além disso, peça a colaboração das pessoas que moram com você. Acontece de chegar uma visita, seu irmão mais novo não te deixar quieto ou sua mãe querer contar como foi o dia de trabalho dela. Faça com que todos entendam que o momento de estudos é sagrado e que para você passar para uma Universidade é necessário que haja a colaboração de todos.

Por fim, decore seu canto de estudos. O objetivo é fazer você se sentir a vontade, lembra? Talvez uma muda de plantinha seja o ideal para fazer seu canto acolhedor, ou até mesmo um quadro.

Foto: Pinterest

Estudando fora de casa

Se você não tem como estudar em casa por algum motivo, fique tranquilo, pois tem como fazer de outros lugares um local confortável para sua rotina! Um ótimo lugar para se escolher passar o ano de estudos são as bibliotecas. Bibliotecas da sua cidade, de Universidades, de centros culturais.

Depois de achar a biblioteca ideal, leve seus objetos para fazer de lá o seu local de estudos organizado. Confira a lista de alguns materiais que podem te ajudar a estudar:

  • cadernos;
  • livros;
  • canetas;
  • estojo;
  • post-its;
  • porta canetas;
  • fone de ouvido;
  • notebook ou tablet (se você tiver e estiver estudando online);
Foto: Pinterest

As cafeterias também são lugares interessantes para passar uma tarde de estudos, por mais que não dê a possibilidade de montar seu cantinho, é importante variar e procurar o lugar ideal para se sentir bem durante os estudos.

Estude para o ENEM com o QG do ENEM!