Como o homem foi à lua?

Apollo 11

Em julho de 2019, a missão Apollo 11 completou 50 anos. Esse fato culminou em um dos maiores momentos da humanidade onde o astronauta estadunidense Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisam pela primeira vez na lua, os primeiros homens a pisar em solo lunar. Sendo assim, como o homem chegou à lua?

  1. Contexto HistóricoO período histórico era a famosa Guerra Fria, o momento em que as duas maiores potências do mundo, na época, viviam um conflito desenvolvimentista. Durante a chamada Corrida Espacial, a União Soviética desenvolveu o primeiro satélite na história (Sputnik) e mandou Yuri Gargarin, a bordo da Vostok 1, ao espaço, tornando-o assim, o primeiro homem a ir ao espaço. Porém, o EUA não quis deixar barato e após muitos testes, finalmente enviou equipes de astronautas à lua com o Programa Apollo.
    1. Programa Apollo

      O Programa Apollo foi um conjunto de missões com o objetivo de levar o homem à lua, coordenado pela NASA com duração de 11 anos, estando ativo entre 1961 até 1972. Existiam muitos tipos de missões, porém a mais desejada entre os cientistas da NASA era a de alunissagem. Em outras palavras, missões deste tipo consistem em uma viagem com pouso na lua, e foi exatamente o que aconteceu no voo espacial do Apollo 11.

  2. Apollo 11

    O primeiro pouso na lua fora feito durante a operação Apollo 11 em 1963. A missão contou com uma equipe de três astronautas: Neil Armstrong, Michael Collins e Edward “Buzz”Aldrin; além disso, havia uma equipe de controle, que mantinha a comunicação com os astronautas do Apollo 11.

    Para que a missão fosse bem sucedida, era necessário um planejamento muito perfeccionista. Além da escolha dos astronautas, era necessário definir o local de alunissagem, que precisava ser em um ponto com menos crateras para facilitar o pouso. O sol também era um fator, já que seria a fonte maior de luz para a equipe, portanto, era necessário esperar até que o sol estivesse em um ponto específico para iniciar o lançamento da missão.

    O sucesso da missão foi tão grande que a equipe principal de astronautas foram considerados heróis nacionais, participando de grandes paradas comemorativas no EUA. Apollo 11 também rendeu muita audiência, tendo o lançamento da missão sendo transmitido em 33 países.

    Apollo 11

Clique aqui para ver a transmissão completa da cobertura (em inglês).

  1. O Homem foi mesmo à lua?

    50 anos após o grande feito, ainda são levantadas questões sobre a veracidade da missão Apollo 11, dado o contexto da Guerra Fria. “Conspiracionistas” acusam a NASA de ter usado computação gráfica para enganar as pessoas, porém, após a missão Apollo 11, mais 10 astronautas pisaram em solo lunar nas missões Apollo 12, 14, 16 e 17.

  2. Como pode aparecer em vestibulares?

    Em física, pode aparecer em questões envolvendo Lei da Gravitação Universal, Aceleração Gravitacional ou até questões de Força Peso envolvendo a gravidade da lua. O assunto também pode aparecer em redações questionando o “conspiracionismo” que anda tendo um crescimento de seguidores, principalmente em redes sociais.

Por fim, é importante notar como a ciência evoluiu 50 anos após o Apollo 11, com o lançamento do telescópio espacial Hubble e a descoberta de vida em Marte. Portanto, a tendência é evoluir cada vez mais para desvendar os segredos do universo.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp