Veja 4 dicas de como iniciar uma redação independente do tema

como iniciar uma redação independente do tema

Um dos grandes medos de qualquer candidato à prova do Enem é, na hora de fazer a redação, se deparar com um tema completamente diferente do que tinha imaginado ou estudado e, por isso, não conseguir desenvolver argumentos válidos ao longo do texto. Por essa razão, saber como iniciar uma redação independente do tema é a solução para conseguir superar situações como essa.

Há muitos sites de notícias ou blogs de estudos que, ao longo do ano letivo, tentam arriscar possíveis temas da redação do Enem. Normalmente, esses sites possuem grande visibilidade de estudantes que almejam alcançar uma boa pontuação na prova.

Outros alunos estudam diversos temas, para garantir que, na hora de fazer a redação, possam ter conhecimento de diversos assuntos para aplicar no texto.

Confiar nos “chutes” de temas pode até ser uma opção de estudo. Por outro lado, possuir um bom repertório sociocultural ajuda muito, assim como conhecer aplicações práticas e técnicas específicas de como fazer uma redação independente do tema é fundamental para estar bem preparado para a prova.

Então, se liga nessas 4 dicas que separamos para você! 

4 dicas de como fazer uma redação independente do tema

como iniciar uma redação independente do tema

1. Saiba algumas frases prontas para fazer uma redação independente do tema

Uma das dificuldades de fazer uma redação é iniciá-la. Por vezes, o aluno possui argumentos, sabe como desenvolver o tema, porém, fica travado na introdução, o que o leva a perder tempo de prova.

Por esse motivo, uma das dicas é decorar algumas frases introdutórias prontas que se encaixem e sejam adaptáveis a qualquer tema. Pois, dessa forma, além de otimizar o tempo de escrita do texto e das questões objetivas, o aluno consegue deixar seu texto mais fluido e melhor estruturado aos olhos do corretor.

Veja alguns exemplos de frases coringas que podem ser usadas na introdução de qualquer tema de redação:

  • “Muito se tem discutido atualmente acerca de…”
  • “Segundo a Instituição Federal de 1988, o artigo X revela que…”
  • “Levando em consideração os aspectos…”
  • “Ao contrário do que muitos acreditam…”
  • “Ao analisar os fatos…”
  • “Em virtude do cenário atual…”
  • “Dentre os inúmeros motivos que levaram a…”
  •  “Cogita-se, com muita frequência que…”
  • “Não raro, torna-se conhecimento de…”
  • “Atualmente, observa-se que…”

2. Dê exemplos de filmes, séries e músicas

Quando nos deparamos com um tema em que não possuímos conhecimento, fica muito difícil fazer associações com passagens históricas ou lembrar citações de grandes filósofos e sociólogos. 

Nessas situações, a dica é utilizar nossa própria “bagagem de vida”. Ou seja, buscar informações do nosso cotidiano, gostos pessoais ou fatos ordinários que façam relação ao tema.

Pensando nisso, citar filmes, músicas ou séries na redação pode ser uma saída extremamente viável para iniciar uma redação independente do tema. Além disso, esse tipo de citação na redação é bem visto pelos corretores, uma vez que o candidato demonstra que consegue aplicar conhecimentos adquiridos no dia a dia de forma prática e tem a capacidade de relacionar assuntos voltados ao entretenimento, aos problemas e acontecimentos sociais. 

3. Memorize algumas situações

Normalmente, os temas da redação do Enem abordam temas atuais e eixos temáticos anexos a problemas sociais.

Os eixos temáticos se tratam de temas amplos, mas que possuem um recorte mais específico na redação do Enem. Ou seja, um eixo temático é o núcleo do qual saem subdivisões, originam outros temas e abordagens, porém, estão todos dentro de uma só questão.

Por exemplo, o núcleo educação pode ser dividido em subtópicos, como: literacia familiar; as dificuldades da educação para surdos no Brasil; a questão da ideologia de gêneros nas escolas etc. Assim, a partir de um único tópico podem surgir milhares de novos temas e assuntos a serem tratados.

Veja algumas sugestões de frases prontas para alguns eixos temáticos:

Trabalho

  • “Todo o trabalho profissional exige uma formação prévia e depois um esforço constante para melhorar essa preparação e acomodá-la às novas circunstâncias que apareçam.” São Josemaria Escrivá
  • “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.” Confúcio, filósofo Chines.
  • Coloque seu coração, mente e alma até mesmo nas menores coisas que você fizer. Esse é o segredo para o sucesso. ” – Guilherme Ávila

Educação

  • “Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo.” Malala Yousafzai.
  • Educação, no espírito clássico, é a relação entre um ser humano adulto e um jovem, em que o adulto examina cuidadosamente todos os meios convenientes de pelos quais o jovem pode ser levado à perfeição do seu ser individual.” Rafael Falcón
  • De acordo com o artigo 205 da Constituição Federal de 1988: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Meio Ambiente

  • “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” Artigo 225 da Constituição Federal de 1988. 
  • “Só se pode vencer a natureza obedecendo-lhe.” Francis Bacon.
  • “A natureza tem uma estrutura feminina: não sabe se defender mas sabe se vingar como ninguém.” Marina Silva.

4. Faça alusão histórica

Começar o texto com alguma alusão histórica é uma dica de ouro para enriquecer a redação do Enem. Por isso, ter algumas passagens históricas em mente na hora de fazer a prova facilita muito para fazer a introdução do texto e, portanto, iniciar qualquer redação independente do tema. 

Dá uma olhada nesses exemplos de introduções para citar alusões históricas:

  • O tema… não é recente, ele já está presente na sociedade brasileira desde …;
  • Há alguns atrás;
  • Atualmente …, porém no passado isso era diferente…”.

E aí curtiu as 4 dicas de como fazer uma redação independente do tema? Esperamos que sim! Que tal ler o nosso próprio artigo do blog sobre o tema: as 5 competências do Enem?

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp