Como funcionam os carros elétricos?

carros elétricos

Os carros elétricos são, definitivamente, uma das maiores invenções da engenharia automobilística. Em um período em que a poluição gerada por veículos movidos a combustível fóssil é uma pauta muito debatida, surge a alternativa que diminui drasticamente essa taxa de poluição. Mas, para o funcionamento dos carros elétricos, existem muitos conceitos científicos, de física e química, que foram utilizados para viabilizar estes automóveis. Vamos conferir como eles influenciam no funcionamento destes veículos.

Primeiramente, todo carro elétrico precisa de uma bateria recarregável, afinal, este objeto é o principal no funcionamento do veículo. Existem tipos diferentes de baterias que geram energia a partir de reações com hidrogênio gasoso, que é mais eficiente, ou baterias de Íon-Lítio, que estendem o número de recargas.

carros elétricos

A geração de energia elétrica na bateria consiste no processo químico chamado oxirredução, que gera energia elétrica através da oxidação e redução de substâncias químicas. Na bateria, existem células que contém polos positivos e negativos, cátodos e ânodos, respectivamente, onde o processo de oxidação e redução ocorre.

Para entender como se dá a eficiência da bateria, é necessário entender que cada célula da bateria possui tensão, medida em Volts(V) e corrente elétrica, medida em Amperes(A). A tensão determina a capacidade de realização de trabalho, enquanto a corrente determina o fluxo de partículas. Então, quanto maior for a voltagem e amperagem, maior será a eficiência da bateria, podendo durar por mais de centenas de quilômetros.

Além disso, no motor dos carros elétricos, existe um componente chamado inversor, que converte a corrente contínua para corrente alternada. Na corrente alternada será criado um campo magnético que fará com que um rotor no motor gire em um sentido circular, gerando o movimento das rodas.

Por fim, o sistema de freios desses tipos de veículos é chamado de sistema regenerativo, pois ele transforma a energia mecânica do movimento das rodas em eletricidade, carregando as baterias. Com isso, prova-se assim que a concepção dos carros elétricos é voltada para a eficiência de seus recursos.

Curtiu as dicas? Acompanhe o Blog do QG do Enem clicando aqui, e não deixe de conferir o Combo Super Medicina & Saúde do QG do Enem, onde tratamos sobre assuntos de forma mais aprofundada, com correção de redação e atendimento para dúvidas. Clique aqui para saber mais!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp