Como estudar História nessa reta final

O ENEM vem chegando e nessa reta final, muitos se desesperam ao não saber o que revisar de História ou até mesmo se dão conta que tem muitas matérias para revisar. Por isso, decidimos escrever essa espécie de guia com cinco passos que vão te ajudar a controlar a ansiedade e nervosismos, além de aumentar a eficiência do seu estudo.

  1. Jogue fora as especificidades

Nesse momento, é importante que o vestibulando para de se preocupar tanto com os mínimos detalhes de cada evento histórico. O que é mais importante para sua prova e o que o ENEM vai exigir de você ao máximo é a questão de ter consciência do período ou situação como um todo. É claro que alguns conteúdos vão requerer maior atenção, mas agora é hora de revisar, então foque em revisar!

  1. Saiba conectar os eventos

A História, como Ciência, requer em seu maior estudo a condição de interconexão entre os acontecimentos. Caso contrário, estaríamos apenas aprendendo assuntos avulsos. O que dá sentido à certa situação é saber a precedência e as consequências conectadas a ela.

  1. Dedique mais tempo à História do Brasil

A prova do ENEM é um exame que tentará arrancar de você não apenas conteúdo, mas também cultura e apreço por suas raízes nacionais. Conhecer a História do Brasil forma o aluno além de um intelectual acadêmico do assunto, mas também como cidadão que faz parte da nação que financiará seus estudos na universidade.

  1. Exercite questões da banca

A cobrança do ENEM é única no país. O modelo da banca, a forma de se cobrar os conteúdos, a metodologia do Inep; tudo isso tem que ser treinado utilizando-se dos exemplos passados da prova.

  1. Reflita sobre o que está estudando

Essa dica pode parecer banal, mas não é. Muitos alunos estudam História apenas como algo a ser gravado e na hora da prova não conseguem ter um número grande de acertos, pois não conseguiram ser capazes de realizar interpretações que ultrapassassem a risca do conteúdo e trabalhassem o imaginário crítico do candidato como os textos da prova adoram fazer. Por isso, enquanto estiver revisitando algum assunto, reflita sobre suas relações com outros momentos da História, sobre suas heranças nos tempos atuais.

Dicas extras!

De resto, nos acompanhe no curso de Revisão ENEM em que estamos trabalhando os TOP10 assuntos que mais caem na prova de maneira conteudista e prática. Além disso, conheça também nossos e-books que podem te ajudar:

TOP5 temas que mais aparecem na prova de História

Confira os Aniversários na História

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp