Como elevar a nota de Matemática no Enem

       As 45 questões de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são cobradas no segundo dia de provas. Com cinco horas e meia para concluir o exame, é comum os candidatos considerarem o tempo insuficiente, afinal, é dia de interpretar enunciados longos em Linguagens e Códigos e de criar uma redação que defenda um ponto de vista. Mas tempo não é a única variável desta equação. Nas duas últimas edições do Enem, Matemática trouxe questões muito mais difíceis, exigindo mais leitura, raciocínio e cálculos. “Para elevar a nota, o candidato que tem dificuldades precisa voltar à base”, aconselha o professor do curso online QG do Enem, Rodrigo Sacramento, que nesta quarta (16), às 20h, comanda aula para reforçar temas fundamentais.

         Rodrigo considera que a maioria dos alunos tem dificuldade na disciplina porque não compreendeu bem os fundamentos principais. “Sem o entendimento completo do conteúdo básico, é natural que ele crie uma espécie de barreira ao avançar em assuntos mais complexos. Fica mesmo mais difícil”, opina. Na prática, o estudante que já fica nervoso só de pensar em ver uma questão de Função Afim pela frente, precisa retornar aos conceitos de Razão e Proporção, por exemplo.

         Vale ressaltar que o famoso “chute” não acrescenta nada no Enem. Isso porque a correção do exame é feita pela Teoria de Resposta do Item (TRI), um modelo estatístico que classifica as perguntas em: fáceis, médias e difíceis. Mas o grau de dificuldade (e pontuação) de cada uma delas depende das respostas de todos os candidatos – isso explica porque dois participantes que acertam o mesmo número de itens podem ter médias finais diferentes.

         Descartada a possibilidade de responder no “cara ou coroa”, uma dica a mais para o candidato do Enem conseguir um bom desempenho na prova, é dedicar atenção extra aos conteúdos recorrentes no exame. Rodrigo elenca 11 tópicos que não podem ficar de fora na hora da revisão antes da prova. São eles: Função Afim, Função Quadrática, Escala, Proporção Direta, Análise Combinatória, Probabilidade, Geometria Espacial, Áreas, Semelhança de Triângulos, Porcentagem e Logaritmo. Confira o curso Matemática do Zero aqui.

             Nesta quarta-feira (16), o professor Rodrigo estará ao vivo pela internet esclarecendo as principais dúvidas dos estudantes em seis itens: Análise Combinatória, Escala, Função Afim, Função Exponencial, Potenciação e Progressão Aritmética. A aula faz parte do Curso Matemática do Zero do QG do Enem, o qual tem o objetivo de ajudar justamente na compreensão de pontos-chave da disciplina. A aula gratuita acontece das 20h às 21h. Clique aqui e confira o evento. Assista aqui:

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp