Como é feita a previsão da progressão do Coronavírus?

Coronavírus

O COVID-19, sigla para Corona Virus Disease 2019, é uma doença contagiosa que surgiu em meados de Dezembro de 2019, com os primeiros casos na cidade de Wuhan, na China. Hoje, o mundo passa por uma pandemia graças a progressão de contágio da doença, que cada vez mais, se mostra exponencial.

Como fora retratado no parágrafo anterior, o grau de contágio do Corona Virus é muito alto. Sendo assim, os gráficos de contaminação com o tempo apontam que a doença cresce em uma progressão geométrica, ou seja, os casos se multiplicam a uma razão e apresentam resultados cada vez maiores.

Coronavírus

Para exemplificar a progressão crescente, no mundo existem, atualmente, cerca de 294 mil casos. De acordo com o site da OMS, no dia 1º de março, existiam 89,5 mil casos mundiais e hoje, dia 22, existem 294 mil.

Se tomarmos a1 como 1º de março e a22 como 22 de março, teremos: a1 = 89,5 mil e a22= 294 mil, basta descobrir a razão para multiplicar os termos e, prever, de forma aproximada, quantos casos terão o a23, nesse caso, o dia 23 de março.

Detalhe, como a progressão geométrica é crescente, seus termos tendem, como o próprio nome sugere, a crescer. No entanto, este é um exemplo onde não estamos considerando a cura, ou seja, a diminuição dos casos.

Aplicando na fórmula da PG, teremos a razão sendo, aproximadamente, 1,06. E dessa forma, para saber quantos casos terão no dia seguinte, basta multiplicar o dia anterior pela razão. Importante ressaltar, que o gráfico dessa PG será igual ao de uma função exponencial.

Por fim, é extremamente importante ressaltar que durante o período de quarentena, as pessoas devem se manter em suas casas para evitar o contágio e, consequentemente, o aumento dos casos. A quarentena é necessária para que evitemos o pior dos casos, onde contaríamos com milhões de infectados no Brasil. Portanto, lave bem suas mãos e evite sair nas ruas, faça sua parte nesse luta contra o vírus!

Gostou do texto? clique aqui para ler mais conteúdo como este!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp