Como é a prova de espanhol do ENEM?

prova de espanhol do ENEM

Ao se inscrever no ENEM, o candidato deve escolher dentre dois idiomas para a prova de Linguagens e Códigos: Inglês e Espanhol. A parte de idiomas do Exame é curta e considerada dispensável por alguns estudantes, mas será que é mesmo?

Como sabemos, o ENEM aborda diferentes áreas de conhecimento, onde cada uma tem sua nota que gera a média geral da prova. Quando se deseja ingressar em uma Universidade pública, é preciso passar pelo Processo de Seleção Unificada, que utiliza dessas notas por área de conhecimento para estabelecer a nota de corte.

prova de espanhol do ENEM

Por isso, a importância da realização de uma boa prova, incluindo a de idiomas em Linguagens, é significante para a média final do vestibulando. Dito isso, como realizar uma boa prova de Espanhol no ENEM 2019?

Esse ano, 2,6 milhões de candidatos escolheram a prova de Espanhol para o ENEM 2019. A similaridade com a Língua Portuguesa é um destaque na escolha desses candidatos. Mas se engana quem a acha que a prova é fácil pelo Espanhol parecer com a nossa língua, porque no fundo, ele só parece.

“Eles escolhem pela proximidade, sem dúvida. Acham que isso vai ajudá-los a resolver a prova. Mas tem que tomar cuidado, pois nos últimos anos, o espanhol do Enem vem crescendo em dificuldade”, avalia a professora Renata Duran. “Como docente da disciplina, fico preocupada, pois não é real essa impressão.”

Em uma conversa com o Correio Braziliense, a professora de Espanhol do QG do ENEM, Renata Duran, fala sobre o padrão de leitura que está vem sendo apresentado nas últimas edições do Exame:

“Os temas passam por questões de outros países de língua espanhola, não só a Espanha. Nossos vizinhos todos também entram: Peru, Argentina, Chile, e outros”

Renata comenta que o foco da prova vai além da gramática, o foco é na interpretação:

“É basicamente uma avaliação interpretativa. Nos textos que abrem as questões, você encontra a base para respondê-las”. Renata acrescenta quem o candidato deve “ter uma noção básica da língua” e mostrar desenvoltura no uso e aplicação dela. “No ato da leitura, é preciso entender qual é a visão do autor dentro do texto.”

Saiba tudo sobre o ENEM no nosso blog

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp