Como calcular a nota da Redação no ENEM

A maior curiosidade dos candidatos ao ENEM é saber como a nota da redação é calculada. Essa não é uma tarefa fácil, mas a gente te ajuda a entender melhor.

Vejamos: O sistema de notas do Inep, o Teoria de Resposta ao Item (TRI), é tão milimetricamente pensado que apenas o próprio Inep consegue calcular as notas, pois não são notas já traçadas, são médias calculadas pelas questões com maiores ou menores números de acertos e erros.

Já a Redação é um caso particular.

Dotada de uma singularidade gigantesca, a Redação do ENEM é corrigida de uma forma completamente diferente das provas objetivas e, até mesmo, de algumas correções de vestibulares à fora. Vamos aos pontos principais:

  • A correção é feita por dois professores de forma completamente independente, que não conhecem a nota que foi atribuída pelo outro.
  • Os critérios para a avaliação da Redação são:
    • Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
    • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
  • Cada professor dará uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das competências. A soma desses pontos comporá a nota total do avaliador, que pode chegar a 1000 pontos.
  • A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
  • Discrepâncias, ou divergências, na correção ocorrem pelos seguintes fatores:
    • Quando a soma dos professores totaliza mais de 100 (cem) pontos na Redação inteira

ou

  • A soma totalize mais de 80 (oitenta) pontos em uma única competência
  • Essas situações são solucionadas através de uma nova correção, feita por um terceiro avaliador, e a nota final será a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem. Caso ainda exista a discrepância uma nova banca, composta por três professores decidirão a nota final.

Caso queira se aprofundar um pouco mais nos estudos sobre as correções não apenas da Redação como também das provas objetivas, disponibilizaremos alguns links que podem ajudar!

Mais sobre a correção da Redação, no Guia do Participante: Redação Enem2012 – http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2012/guia_participante_redacao_enem2012.pdf

Mais sobre a correção das objetivas, no Guia do Participante: Entenda a sua Nota – http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2013/guia_do_participante_notas.pdf

E o post do nosso Blog que ajudará de forma mais direta e esclarecedora sobre a correção das provas objetivas – https://blog.enem.com.br/2015/notas-e-acertos-na-prova-do-enem/

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp