Como as Olimpíadas do Rio podem aparecer no Enem? – Parte 2

Ciências Humanas

Geografia

As questões de geografia podem abordar os Jogos Olímpicos através do assunto urbanização (leia mais aqui). Você pode estar se perguntando o que isso tem a ver? Muito! A cidade de Los Angeles, que sediou os Jogos Olímpicos em 1932, associou os Jogos Olímpicos a uma estratégia de renovação de áreas centrais da cidade. Foi a primeira vez que uma “vila olímpica” com características de moradia permanente foi construída. Vamos a um exemplo mais atual: a cidade de Londres, que foi palco dos Jogos Olímpicos em 2012, aproveitou as reformas para deixar um legado aos londrinos. Dessa forma, vale ponderar que a realização dos Jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro, em 2016, provocou mudanças significativas em sua fisionomia material assim como em suas dimensões simbólicas.

Segue abaixo um exemplo de questão que pode aparecer na prova de geografia do Enem:

Leia o texto a seguir:

A prefeitura do Rio de Janeiro apresentou (…) o projeto Cidade Olímpica, onde a população poderá acompanhar pela internet as principais transformações que ocorrerão na cidade em função dos Jogos Olímpicos de 2016. O objetivo da iniciativa é documentar e divulgar obras como corredores expressos, urbanização de favelas e a revitalização da zona portuária.

A população tem que entender o que são essas transformações. O que significa construir uma transolímpica, uma transcarioca, instalações esportivas (ginásios, autódromos, estádios etc.), pois elas causam transformações significativas na forma e na dinâmica territoriais.

(Adaptado de: Agência Brasil. Principais mudanças no RJ para Olimpíadas de 2016 estão disponíveis em site. Disponível em: www.brasil.gov.br. Acesso em: 12/08/2016).

Com base no texto, é correto afirmar:

a) As decisões sobre a localização de instalações esportivas não levam em consideração a necessidade de infraestrutura, uma vez que esses equipamentos são dotados de forte centralidade física e simbólica.

b) A construção de instalações esportivas na periferia urbana mantém inalterados os padrões de fluxo e uso do solo nessa parte das cidades.

c) Atualmente, a realização de uma olimpíada implica a articulação de ações dos setores público e privado sobre a estrutura das cidades, aspecto importante na viabilização das transformações da paisagem urbana.

d) A construção de vias de transporte, como a transcarioca e a transolímpica, não têm impacto sobre a dinâmica de certas áreas da cidade, uma vez que não modificam a dinâmica das zonas urbanas em que são construídas.

Comentários:

A construção de instalações esportivas e vias de transporte, como a transcarioca e a transolímpica geram custos elevados. Esses custos têm sido financiados pela associação entre os poderes públicos e a iniciativa privada (consórcios, parcerias público-privadas, entre outras), além de outras formas de colaboração entre essas esferas.

Gabarito: c

História

Um ponto importante que pode ser cobrado na prova de história do Enem é a questão do uso das Olimpíadas pelo nazismo, em 1936. O regime de Adolf Hitler utilizou os Jogos Olímpicos para criar uma imagem de uma nova Alemanhã, forte e unida, ao passo que tentava esconder o crescente militarismo, as políticas antissemitas e racistas de seu regime.

Veja a seguir um exemplo de questão que abordou a temática “Uso das Olimpíadas pelo nazismo, em 1936

(PUC-SP/2005) Na Olimpíada de Berlim, em 1936, um atleta negro norte-americano chamado Jesse Owens conseguiu quatro medalhas de ouro, tornou-se o grande vitorioso dos Jogos e atrapalhou a imagem que a Alemanha e seu governante, Adolf Hitler, pretendiam que o evento tivesse. Isso se deu porque

a) a Alemanha estava em guerra com os Estados Unidos e não queria que um norte-americano triunfasse em seu território.

b) concepções raciais do nazismo pregavam a superioridade ariana e não admitiam a vitória de um negro sobre brancos.

c) cidade de Berlim estava cercada por tropas aliadas e os alemães não puderam, em virtude disso, participar dos Jogos.

d) as propostas políticas do nazismo evitavam misturar esportes e política e Owens, ao receber a medalha, fez um discurso político.

e) a Alemanha pretendia demonstrar seu poder por meio de vitórias nos Jogos e, assim, compensar as derrotas na Guerra Mundial.

Comentário: a (s) vitória (s) dos esportistas alemães na década de 30 serviria para refletir a superioridade racial e física dos “arianos” (os arianos eram um povo da Ásia

Jesse Owens no podium das Olimpíadas de Berlim 1936
Jesse Owens no podium dos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936.

Central na pré-história). Dessa forma, a vitória de Jesse Owens passaria a imagem de que o mito da supremacia ariana não passava de uma farsa.

Gabarito: b

 

 

O post 3 já está pronto para ser degustado. Veja aqui!

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp