Como aplicar a probabilidade para jogar ludo

probabilidade

A área de probabilidade é sem duvida uma das mais cobradas em vestibulares e também um dos assuntos mais temidos pelos vestibulandos. Apesar disso, aquele assunto matemático costuma aparecer muito em jogos de tabuleiros que envolvem dados, um destes jogos é o Ludo, muito conhecido por ser fácil de jogar. Sendo assim, existe um meio de usar a probabilidade para jogar ludo?

A principio, vamos ao conceito de probabilidade, que significa simplesmente testar, ou seja, dado um experimento aleatório, a teoria da probabilidade será usada para calcular a chance de um dado numero em um espaço amostral. Ademais, a probabilidade é representada pelo numero de casos favoráveis dividido pelo numero de casos possíveis, representado pelo espaço amostral.

P(a) = nº de casos favoráveis/nº de casos possíveis.

O experimento aleatório é um experimento que representa uma série de eventos aleatórios, por exemplo, quando um dado é lançado, seja em uma ou várias vezes, não sabemos qual será o numero que cairá, pois a ocorrência é aleatória. Além disso, o espaço amostral é um conceito muito importante da teoria da probabilidade, pois ele constitui todos os resultados possíveis de um evento. Voltando ao exemplo do dado, ao ser lançado uma vez sabemos que pode cair um numero de 1 a 6, logo, o espaço amostral corresponde 6.

probabilidade

O Ludo, consiste em um jogo simples e fácil, nele existem duas casa uma de início e uma final, seu objetivo é tirar um peão da casa inicial e levá-lo à final. O principal meio de guiar as peças à casa final é lançando o dado.

Para sair da casa inicial, é necessário tirar 6 no dado, ou seja, contar com um experimento aleatório para poder iniciar a peça na partida. Como também, ao tirar 6 no dado ou capturar uma peça adversária, dá ao jogador a possibilidade de jogar novamente.
É importante que quem esteja jogando tenha consciência de quantos jogadores estão no alcance de suas peças. Por exemplo, se a sua peça estiver no alcance de 3 peças adversárias diferentes, cada peça terá 1/6 de chance de te capturar, ao todo, 3 x 1/6 = ½. Desse modo, o jogador teria 50% de chance de escapar de uma provável captura.

Como foi dito inicialmente, a probabilidade é utilizada em muitos jogos de tabuleiros que envolvem dados como War/Risk, jogo de guerra onde os dados são utilizados para determinar ataque e defesa; banco imobiliário, onde os dados são utilizados para se mover ou em situações específicas; entre outros. Desse modo, fica claro que a probabilidade é profundamente importante para alguns jogos de tabuleiro, seja na criação de estratégia ou puramente na diversão de capturar a peça adversária.

Gostou do texto? clique aqui para ler mais como esse e se inscreva em nosso canal no youtube!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp