Como a altitude afeta o corpo humano?

altitude

“Você tem que escalar o seu próprio Everest”, quem nunca ouviu essa frase e se imaginou escalando o maior monte do mundo? Porém, a escalada não é tão simples pois a altitude tem um efeito no corpo humano, sendo assim, quais são esses eles?

Primeiramente, é importante ressaltar que a altitude é a distância vertical entre um ponto e o nível do mar. Altitude e temperaturas são grandezas inversamente proporcionais, por isso, quanto mais alto for um determinado ponto, mais frio ele será. Além disso, os locais situados em territórios mais altos também determinam uma pressão atmosférica menor, tornando o ar mais rarefeito nestes locais.

altitude

A altitude começa a afetar o corpo humano gradativamente. Uma das cidades com maior altitude no mundo é La Paz, capital da Bolívia, que se encontra a 3.600m acima do nível do mar. Desse modo, uma pessoa sentiria a respiração mais acelerada e, por consequência, aceleração do batimento cardíaco.

A cidade com maior altitude é El Alto, também situada na Bolívia, com 4.150m acima do nível do mar. Nesse nível, a falta de oxigênio é ainda maior quando comparada à capital boliviana, acarretando na amplificação dos efeitos citados no último parágrafo. Uma alternativa que os bolivianos encontraram é a mastigação da folha de coca, que ameniza os efeitos provocados.

Mudando a perspectiva para o esporte, no futebol, existem campeonatos onde as partidas são disputadas na Bolívia e a altitude surte efeito, principalmente naqueles que não estão habituados a locais com o ar mais rarefeito. Inclusive, o fato da bola “correr” com mais facilidade nestes locais é resultado do impacto da baixa pressão atmosférica.

Os jogadores sofrem com a falta de oxigênio, uma vez que estão acostumados a locais com o ar menos rarefeito. Desse modo, é comum ver nas partidas em que clubes bolivianos enfrentam outros clubes latino-americanos o uso constante de um nebulizador próximo a comissão técnica, que serve justamente para amenizar a situação dos jogadores. Confira aqui o jogador Vampeta contando como é jogar em maior altitude.

Por fim, a altitude afeta o corpo humano de algumas formas diferentes, sendo assim, caso tenha interesse em visitar locais como os citados, se prepare antes, para evitar qualquer problema.

Gostou da matéria? clique aqui para ler outros textos do nosso blog.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp