Combustível fóssil: usos e impactos ao meio ambiente

Entenda quais são os usos e consequências ambientais dos combustíveis fósseis

510
Postado: 3 de novembro, 2020 - Atualizado: 6 de novembro, 2020
combustível fóssil

Quando pensamos em fontes de energia, é impossível não remeter ao polêmico combustível fóssil, utilizado de muitas formas diferentes na sociedade e que suas reservas em países do Oriente Médio e nas Américas são as maiores no mundo. Todavia, um dos pontos que mais chamam a atenção nesse tipo de combustível é seu impacto ambiental decorrente do alto consumo.

Primeiramente, combustíveis são, de modo geral, substancias que reagem com comburentes – elementos necessários para a combustão – e geram energia. Dentre os tipos de combustíveis, temos os fósseis, que recebem esse nome por serem oriundos da decomposição de seres vivos soterrados. Este tipo de fonte de energia contém uma quantidade elevada de carbono, que ajuda em uma combustão.

combustível fóssil

Existem três tipos de combustível fóssil: petróleo, carvão mineral e o gás natural.

  • O petróleo é o mais famoso deles, sendo usado como matéria prima para a utilização de outras substancias ou produtos utilitários, dentre eles temos o gás de cozinha, óleo diesel, asfalto, gasolina, etc.
  • O segundo dos três, carvão mineral é utilizado em fornalhas, termoelétricas etc. Importante ressaltar que existe uma diferença entre os carvões minerais e os vegetais, que são usados em churrasco. Os vegetais tem um baixo poder calorífico, ou seja, em comparação ao mineral, produzem menos calor.
  • Por ultimo, temos o gás natural, que é considerado uma fonte mais limpa do que o petróleo e o carvão mineral. Normalmente, o gás natural pode ser utilizado como alternativa a gasolina em combustível de automóveis.

A grande discussão sobre o combustível fóssil se fundamenta em dois pontos, sendo eles, o impacto ambiental e o fato de serem fontes de energia não renováveis, ou seja, seus recursos são finitos. As consequências no meio ambiente acontecem por conta da queima do combustível fóssil, gerando gases poluentes, como o Dióxido de Carbono(CO2) um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

Por fim, estão sendo estudados meios de contornar o uso de combustível fóssil no mundo. Atualmente, temos os carros elétricos, que poluem menos que os carros padrões, porém, aqui no Brasil ainda são caros e não há a estrutura necessária, como pontos para o carregamento de baterias, para sua popularização.

Curtiu as dicas? Acompanhe o Blog do QG do Enem clicando aqui, e não deixe de conferir o Combo Super Reta Final QG do Enem, desenvolvido com base em estatísticas do que realmente vai cair no ENEM, com conteúdo aprofundado, correção de redação e resumão sobre os assuntos. Clique aqui para saber mais!

Quer sair na frente e começar a se preparar para o Enem 2021? Baixe agora mesmo o Planner Enem 2021 do QG. Com ele você poderá organizar sua rotina de estudos e arrasar nas provas do próximo ano. Garanta o seu agora mesmo preenchendo o formulário abaixo: